ATA Nº 10/CONSCLS/UFFS/2015

9ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 DO CONSELHO DE CAMPUS

Aos cinco dias do mês de novembro de dois mil e quinze, às dezessete horas, na sala 405 - Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os conselheiros para a nona sessão ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa. Foram apresentadas as justificativas de ausência dos professores Thiago Bergler Bitencourt e Vitor de Moraes, além da justificativa de atraso do professor Ernesto Quast. 1. Expediente: A presidente do Conselho de Campus Janete Stoffel, deu início a Sessão recepcionando os presentes. 1.1. Comunicados: Apresentou aos conselheiros presentes, a sugestão de alteração na pauta, sendo: no ponto 2.1, aprovação de Atas, deve ser apreciada apenas a Ata de nº 8, pois as Atas de Nº 6 e 7, conforme acordado em reunião anterior, devem ser aprovadas pelos conselheiros da gestão anterior que fizeram parte das discussões; em relação ao item 2.4. a presidente do Conselho de Campus solicitou a retirada desse ponto, cujo qual, é referente a ampliação para 40h de docente contratada para 20 horas, devido a documentação de tal discussão não ter chegado em tempo hábil, para tanto, sugeriu que este ponto de pauta seja modificado para o ponto solicitado pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas, Márcio Moraes Rutkoski, o qual pede a alteração na data da próxima Sessão de Conselho de Campus, de dia 04 de dezembro de 2015, para dia 11 de dezembro de 2015. Após esclarecimentos todos aprovaram as alterações na pauta da Sessão. 1.2. A Presidente do Conselho de Campus, Janete Stoffel apresentou a servidora Jaciele Hosda, como secretária alocada 20 horas na secretaria de órgãos colegiados. 1.3. A professora Janete Stoffel, solicitou que todos divulguem a autoavaliação dos cursos, disponibilizado pela CPA, enfatizando a importância da participação de todos os envolvidos nesse processo avaliativo. 1.4. A presidente informou que na última quarta-feira, dia 04 de novembro de 2015, houve uma reunião do Conselho Estratégico Social - CES (manhã), e posterior (tarde) do Conselho Estratégico Social junto com o Conselho Universitário - CONSUNI, com pauta sobre o plano de expansão da universidade, e projetos de instalação de novos campi. Informou ainda que o plano de expansão interno já enviado, será devolvido ao campus, para que o Conselho de Campus, possa definir dentre os cursos já elencados, três novos cursos como prioridade, e três cursos suplentes. 1.5. Em relação ao RU, a presidente comentou que a obra e o edital estão em andamento, com previsão de término e funcionamento para o início do semestre de 2016. 1.6. Sobre o xérox, mencionou que o pregão de 14 de outubro de 2015, não teve interessados, nem mesmo a empresa que já estava cadastrada, diante dos fatos, foram encaminhados documentos para Chapecó solicitando alteração nos itens do pregão. Informou ainda que no dia 19 deste mês, fará uma reunião com os discentes, no intuito de verificar possibilidades de funcionamento do xérox. 1.7. A professora Janete Stoffel comentou que em reuniões realizadas semanalmente com a reitoria, está sendo discutido a desconcentração dos recursos, distribuições por campi, e os vários critérios que deverão ser adotados. 1.7. A professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira informou que provavelmente na próxima reunião, já não será mais membro nata do Conselho de Campus, como coordenadora de curso, devido ao curso de Agronomia estar em processo eleitoral, para escolha de novo coordenador. 1.8. O professor Paulo Henrique Mayer comentou que quando for discutido a descentralização no Campus, seria preciso criar uma comissão de técnicos administrativos, devido serem atividades administrativas. Em relação aos técnicos administrativos, Janete Stoffel informou que já tem marcada reunião no dia 12 de novembro de 2015, incluindo outras pautas. 1.8. O técnico administrativo Diogo José Siqueira solicitou a inclusão de um ponto de pauta, referente a alteração da nomenclatura do atual "bloco dos professores". Aprovado por todos a inclusão. 1.9. O conselheiro Márcio Moraes Rutkoski, reforçou a inclusão do ponto de pauta para a alteração da data da Sessão de Conselho de Campus. 2. Aprovação da Ata da 8ª sessão, como todos já haviam recebido por e-mail e apreciado a Ata, a presidente solicitou se havia algum tópico a ser revisto, e se poderia ser aprovada a referida Ata, ninguém se manifestou contrário, sendo aprovada. 2.2. Estratégias para preencher as vagas nos cursos de Graduação da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul; e 2.3. Estratégias para reduzir a evasão de acadêmicos nos cursos de Graduação da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul; A professora Janete Stoffel contextualizou os pontos de pauta acima, reforçando que para as discussões, é preciso ter conhecimento dos documentos que embasam a criação da universidade. Em seguida o psicólogo Everton Vieira Martins (Assessoria de Assuntos Estudantis), apresentou um conjunto de dados sobre as vagas ociosas dos cursos de graduação da UFFS - campus Laranjeiras do Sul, relacionando as matrículas canceladas neste ano, principalmente no período de renovação, que foi em agosto de 2015, totalizando 112 acadêmicos desistentes, nos seis cursos ofertados do campi. Comentou que a maioria dos desistentes são de matrículas de 2015, enfatizando o grande número de acadêmicos que não permanecem na universidade. Outro dado que dedicou atenção é que a maioria dos acadêmicos que desistiram, são os que não recebem o auxílio socioeconômico, mencionou a importância de que sejam construídas práticas de acolhimento, capacitação aos técnicos administrativos e docentes, para que recepcionem os acadêmicos que ingressam na universidade. Elencou alguns pontos essenciais como: imagem e identidade da UFFS; ações didáticas pedagógicas, assistência estudantil, incentivo a permanência nas instalações da UFFS; Fortalecimento dos grupos de estudos e monitorias. Outro levantamento feito pelo grupo de pesquisa ao qual Everton faz parte, foi o ingresso de acadêmicos na UFFS, pelo SISU, e as maneiras como as vagas são distribuídas, ou as ditas "chamadas". Wilian Przybysz, assistente social do campus Laranjeiras do Sul, contribuiu dizendo que apesar da universidade, continuar em caráter especial, recebendo o total da receita, e não estar ainda na matriz ANDIFES, esses pontos são cruciais de planejamento para quando a universidade de fato necessitar atender a matriz. A professora Janete Stoffel complementou a fala de Wilian, com três informações: primeiro, que alguém da UFFS - campus Laranjeiras do Sul deverá se especializar e entender as demandas da matriz ANDIFES. Segundo ponto é que os cursos não precisam abrir todas as vagas, é possível reduzir a quantidade de vagas ofertadas em cada ano. E a terceira informação é referente ao SISU, que de fato precisa ser revisto. Quanto aos acadêmicos ingressantes a professora Janete Stoffel, comentou que está sendo formulado um manual acadêmico, para auxiliar os acadêmicos que ingressam na instituição. A professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira comentou que o curso de Agronomia, já tem um "ensaio" de tutoria, mas que necessita de algo institucionalizado, afim de acompanhar de perto os acadêmicos ingressantes, reforçou a importância do apoio técnico administrativo de um pedagogo que auxilie nessas tutorias, mencionou que há a necessidade de apoio aos projetos de pesquisa, que são diferentes ao acompanhamento das monitorias, mas que de fato possa ser atribuído como atividade e carga horária aos professores dos cursos. Outro tópico comentado por Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira é em relação as vagas do curso de Agronomia, que segundo ela, parecem ter tranquilidade, porém apresentam dificuldades, principalmente com as transferências internas e externas, devido a salas de aula, e horário dos docentes. Questionou se no bloco de salas de aula, há mesmo a necessidade de setores técnicos? Ressaltou ainda, que somente reduzir o número de vagas para ingresso, não vai garantir que os acadêmicos não desistam, e nem que o orçamento seja mantido. Apresentou uma curiosidade, em que os alunos de Agronomia que desistiram do curso, foi no período da páscoa, foram para casa e não retornaram. O professor Paulo Henrique Mayer comentou que a direção deve pautar politicamente, em uma equipe que trabalhe com ações práticas para combater a evasão, e que não fique somente no apoio técnico, mas com acolhida e manutenção dos acadêmicos na UFFS, enfatizou a necessidade de uma pedagoga para atender essa demanda de atividades. Relatou que no ano de 2010, o ingresso de acadêmicos foi através da divulgação dos movimentos sociais, e que na época foi feita recepção, acolhida, e apresentação dos docentes e discentes. Reforçou que é sim um desafio do Conselho de Campus, em acompanhar esse processo de evasão e auxiliar na permanência desses acadêmicos. Mencionou que, além da estrutura física, estrutural e documental, é preciso pensar também na estrutura social da UFFS. Contextualizou sobre suas atividades de prática, realizadas em suas aulas, comentando que cada docente, dentro de sua área, pode fazer com que os acadêmicos encontrem paixão pela profissão que estão buscando. Questionou de que forma poderia ser apresentada a UFFS para a comunidade? Garantindo que os possíveis acadêmicos tenham conhecimento da instituição, antes de seu ingresso na UFFS, mencionou ainda a importância de garantir moradias estudantis, mesmo que de maneiras diferenciadas às construídas pela UFFS. O técnico administrativo Everton Vieira Martins comentou que esse auxílio a moradia diferenciada, já foi levantado e discutido possibilidades, no grupo de pesquisas e fóruns das comissões de assistência estudantil. O professor Luciano Tormen, sugeriu que em nível de reitoria sejam buscadas soluções de outras universidades, para que possamos iniciar de algum ponto, e não inciar do zero, tendo em vista que podem ter soluções prontas. O professor Paulo Henrique Mayer comentou que é preciso ter mais empenho dos docentes nessa movimentação. Quanto ao pedido de pedagogo para atender aos acadêmicos, a professora Janete Stoffel pontuou que há algumas vagas de técnicos administrativos em aberto, mas que não vai ter concurso, pelo menos por hora, e outras vagas a reitoria congelou até que se tenha uma justificativa. Sugeriu a troca da vaga de Biólogo por uma de pedagogo. Como encaminhamento propôs criar uma equipe para atuar em alternativas que coloquem em prática todas as sugestões, e efetivamente desenvolvam atividades em prol da UFFS, enfatizando que é necessário que os técnicos administrativos, docentes e discentes, tenham orgulho da UFFS, levando os pontos positivos da UFFS para a comunidade. A professora Marisela Garcia Hernandez comentou que o acompanhamento dos acadêmicos no primeiro ano, principalmente a atualização das frequências no sistema são importantíssimos para a ações de permanência dos acadêmicos na UFFS. Em relação ao desnível de conhecimento, segundo Marisela, é preciso possibilitar um planejamento de vida acadêmica ao aluno, por meio de tutoria, grupo de estudo, etc. Nas monitorias sugeriu criar critérios, priorizando as disciplinas que tem mais reprovações e dificuldades. As práticas pedagógicas devem auxiliar o aprendizado dos acadêmicos. Outra proposta da professora Marisela é criar um sistema capaz de fazer cruzamentos de dados, como exemplo, pesquisar qual é a nota do ENEM dos que acadêmicos que evadem e os que se mantém, afim de verificar o nível de conhecimento dos que permanecem e dos que evadem. O socioeconômico padroniza a evasão? Quem participa de extensão tem maior desempenho? Verificar estudos referentes as IES, mais atualizados, sistema de informação que permite o acompanhamento do acadêmico de risco. Marisela pontuou ainda, que o pouco ingresso, em determinados cursos, não podem ser comparados aos que tem maior procura, pois cada curso tem uma dinâmica diferente. O professor Rafael Stefenon comentou sobre uma possível comissão e a função dessa comissão, e que antes de qualquer ação fazer um diagnóstico e estratégias de atuação, estabelecendo metas, solicitou que todos os envolvidos com essas questões, de evasão e estratégias para o preenchimento das vagas, tenham acesso aos diagnósticos e posterior também as estratégias definidas, afim de refletirmos como é que nós nos inserimos na sociedade enquanto UFFS. A professora Janete Stoffel, diante das discussões propôs duas opções, uma que os conselheiros possam construir essa comissão, ou cada coordenador de curso indiquem um representante do colegiado, para assim atender as especificidades de cada curso. Quanto ao lançamento das frequências a professora Janete Stoffel, reforçou a importância da atualização no sistema. Em relação aos softwares, informou que já estão sendo verificados com a TI a criação de novos sistemas, porém aguardam a liberação de uma vaga técnica específica para a área. O professor Ernesto Quast sugeriu que essa comissão faça uma revisão de conteúdo de outras instituições, numa tentativa de acelerar o processo de pesquisa. Comentou que seria importante debater com acadêmicos essas questões, já que está diretamente ligado a eles, sugeriu a instalação de um mecanismo de ouvidoria. O professor Marcos Weingarter ressaltou que cada curso tem suas especificidades, e que em outras universidades o curso de Engenharia de Aquicultura tem uma concorrência bem maior, porém ainda é um curso desconhecido na região, necessitando de mais divulgação. O servidor Willian Przybysz mencionou que há especificidades da UFFS e dos acadêmicos da região, não podendo ser atribuído as mesmas soluções e problemas de outras IEFs. Reforçou a entrada pelo SISU que descentralizou a região para a universalização, enfatizando a importância de uma comissão para institucionalizar a discussão, para que não seja apenas de um projeto de pesquisa. O servidor Diogo José Siqueira comentou que o DCE precisa ser mais representativo, utilizar mais esse contato do DCE com os demais alunos para coletar e auxiliar nas informações e ações necessárias. O professor Elemar do Nascimento Cezimbra sugeriu que esse debate seja permanente, e não somente de uma Sessão do Conselho de Campus, numa tentativa de identificar elementos diferenciais dessa instituição, criando documentos em nível de MEC, para que sejam tratadas as IEFs a partir de seus diferenciais. Ressaltou que é preciso envolver a maior quantidade de pessoas possível, tanto da comunidade acadêmica, quanto regional, fazendo uma ponte entre a necessidade da comunidade regional e a necessidade da UFFS, além de verificar outras demandas de jovens, afim expandir o público atendido, reforçou a urgência na divulgação da UFFS. Como o teto do tempo se esgotou, a presidente solicitou aos conselheiros a prorrogação de 30 min da Sessão, sendo aprovado pelos presentes. A presidente sugeriu como encaminhamento desses pontos os nomes para a constituição da comissão, sendo: Janete Stoffel, Jaciele Hosda, Vanderléia Dezingrini, Katia Seganfredo, além de que cada coordenador de curso fique responsável em indicar um docente que represente o curso, no prazo de 15 dias, quanto aos discentes e comunidade externa também deverão ter sua representatividade. A proposta é que até dia 20 novembro possa ser instituída essa comissão. A professora Marisela Garcia Hernandez informou que disponibilizará os estudos já realizados, encaminhando por e-mail junto com os diagnósticos levantados. 2.4. Alteração na data da Sessão do Conselho de Campus; O professor Márcio Moraes Rutkoski, solicitou a alteração na data da Sessão do Conselho de Campus, que estava programada para dia 04 de dezembro de 2015, para dia 11 de dezembro de 2015, afim de ter tempo hábil para a eleição do colegiado do curso de Ciências Econômicas, e a homologação pelo Conselho de Campus, ainda neste ano. Após esclarecimentos todos aprovaram a alteração. 2.5. Disponibilidade de Impressoras no bloco docente/administrativo. A professora Janete Stoffel comentou que as impressoras estão sendo utilizadas para xérox, de forma descontrolada. Diante do fato de que os recursos estão escassos, sugeriu deixar duas impressoras em cada andar, disponível apenas para impressão, e uma para xérox, na sala da Secretaria Geral de Cursos e outra na sala da Assessoria Acadêmica, porém a noite nem sempre essas salas estão abertas. Ou uma segunda opção de disponibilizar uma impressora para o xérox na sala de convivência, que em tese, é disponível apenas para os servidores. Uma outra proposta ainda, é de que cada docente recebesse uma quantidade de papel, controlado, mas o que de certa forma não inibiria as cópias, pois poderiam trazer papel de fora da universidade. O professor Ernesto Quast comentou que o melhor é o consenso, porém como está havendo divergência nas ideias entre os conselheiros, informou que não concorda em deixar livre (na sala de convivência) em lugar que fica aberto. O professor Rafael Stefenon comentou que impedir xérox num momento que o campus não dispõe de espaço para tal atividade, é complicado. A professora Janete Stoffel, lembrou que em breve faltará também o papel A4, devido aos recursos. O professor Elemar do Nascimento Cezimbra mencionou que esse assunto não é de discussão em Conselho de Campus, mas decisões de administração, sendo apenas informado quanto aos procedimentos. Diante do exposto a professora Janete Stoffel se propôs a definir critérios para as impressões, e comunicar a todos. 2.6. Alteração na denominação da nomenclatura "Bloco de professores", esse ponto de pauta foi inserido pelo conselheiro Diogo José Siqueira e aprovado pelos demais, Diogo comentou que durante o período de greve dos TAES (Técnicos Administrativos em Educação), foram realizados alguns estudos, e uma das questões levantadas foi sobre a isonomia de tratamento entre os servidores, enfatizando que cada um tem a importância e mérito pelo seu trabalho, e tendo em vista que no bloco até então denominado de Bloco dos Professores, há técnicos administrativos, docentes e também docentes desempenhando atividades administrativas, não há porque ser nomeado dessa forma. Solicitou que seja alterado o nome, afim da nomenclatura atender todos os servidores que estão alocados naquele prédio. O professor Ernesto Quast propôs que tenha uma continuidade de letras. Como existe a probabilidade do bloco B, de salas de aula, os conselheiros optaram por denominar de "Bloco C", que foi aprovado por todos. 3. Comunicados Gerais: O professor Bruno Fernandes de Oliveira informou sobre a Comissão Permanente de Planejamento e Acompanhamento da Execução da Implantação da Arborização e do Paisagismo do campus Laranjeiras do Sul, cuja qual, foi regulamentada pela Portaria Nº 1068/GR/UFFS/2015, e que tem como presidente o professor Bruno Fernandes de Oliveira. Essa Comissão tem até dia 23 de novembro de 2015 para apresentar o cronograma de atuação, Bruno informou que ainda não conseguiram reunir a comissão para fazer tal cronograma, porém adiantou que a intenção é produzir um plano diretor de paisagismo, apresentando como será trabalhado as ações dentro do campus. A primeira atividade da comissão será a elaboração do plano de diretrizes para a arborização e paisagismo, envolvendo toda comunidade, informou ainda que na próxima Sessão do Conselho de Campus a comissão apresentará o cronograma solicitado. 3. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, a presente Sessão foi encerrada às dezenove horas e trinta minutos, eu, Jaciele Hosda, secretária executiva, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.
Jaciele Hosda_______________________________________________________________________
Janete Stoffel _______________________________________________________________________

 

Versão original impressa e assinada

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 05 de novembro de 2015.
Data de publicação: 13 de dezembro de 2017.

Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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