ATO DELIBERATIVO Nº 7/CCEASCL/UFFS/2019

Delibera acerca da inclusão de Componente Curricular optativo no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, versão 2013.

A Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária – Bacharelado do Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata Nº 10/CCEA-CL/UFFS/2019, de 13 de dezembro de 2019 (da 10ª Reunião Ordinária de 2019), faz saber que o Colegiado do Curso apreciou e

 

DELIBERA:

Art. 1° Incluir no rol de optativos os Componentes Curriculares:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCS522

Desenho técnico auxiliado por computador

4

60

EMENTA

Conceitos básicos do AutoCAD 2D e 3D. Inteface do AutoCAD. Configuração do ambiente de trabalho. Viewports. Sistemas de coordenadas. Coordenadas cartesianas e polares, absolutas e relativas. Acesso a comandos e modos de entrada de dados. Comandos básicos e avançados para criação dos objetos gráficos no desenho bi e tridimensional. Ferramentas de precisão: configuração e uso. Comandos de edição, de visualização e de modificação de objetos. Propriedades dos objetos. Camadas do desenho (layers). Comandos de averiguação e de mensuração das dimensões dos objetos. Biblioteca virtual de símbolos – blocos: criação, importação e inserção no desenho. Hachuras. Impressão de desenhos. Layouts para plotagem de projetos técnicos. Métodos para modelamento em 3D. Modificação de objetos no espaço 3D. Noções de renderização

OBJETIVO

Compreender a linguagem gráfica do desenho técnico auxiliado por computador e aprender a manipular as ferramentas do software AutoCAD 2D e 3D, visando à representação plana de um objeto e a sua criação no espaço tridimensional. Compreender o ambiente de desenvolvimento de projetos empregando as ferramentas do AutoCAD 2D e 3D para o conhecimento do potencial desse software gráfico, de sua interface com outros aplicativos e a internet. Aplicar os conhecimentos fundamentais de geometria plana e trigonometria na utilização das ferramentas do desenho auxiliado por computador. Reconhecer erros na apresentação de um projeto e na utilização das ferramentas determinando possíveis soluções. Saber acessar o software e utilizar os comandos básicos e avançados, aplicando-os na criação, edição, modificação, visualização e mensuração de desenhos bi e tridimensionais, na averiguação das propriedades dos objetos, na geração de textos e cotas, além de saber empregar níveis de trabalho, técnicas de renderização, importação de objetos, geração de bibliotecas, impressão e configuração de layouts de plotagem.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

LIMA, C. C. N. A. de. Estudo dirigido de AutoCAD 2010. São Paulo: Érica, 2009, 336p. VENDITTI, M. V. dos R. Desenho técnico sem prancheta com AutoCAD 2010. Florianópolis: Visual Books, 2010. 346p. RIBEIRO, A. C.; PERES, M. P.; IZIDORO, N. Curso de desenho técnico e AutoCAD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013, 363p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BALDAM, R.; COSTA, L. Autocad 2009: utilizando totalmente. São Paulo: Érica, 2008. 480 p. BUGAY, E. L. Autocad 2011: da modelagem à renderização em 3D. Florianópolis: Visual Books, 2010. 445 p. MATSUMOTO, É. Y. AutoCad 2005, Guia Prático 2D e 3D. São Paulo: Érica, 2004.

 

Art. 3° Esta deliberação entra em vigor na data de sua publicação.

 

Cerro Largo, 13 de dezembro de 2019.

Prof. ALCIONE APARECIDA DE ALMEIDA ALVES

Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária – Bacharelado

UFFS – Campus Cerro Largo

Homologado pela Pró-reitoria de Graduação/PROGRAD

Data do ato: Cerro Largo-RS, 13 de dezembro de 2019.
Data de publicação: 05 de fevereiro de 2020.

Alcione Aparecida de Almeida Alves
Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Campus Cerro Largo