RESOLUÇÃO Nº 2/CCADMCL/UFFS/2021

INCLUI COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO NA MATRIZ CURRICULAR 2012 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO) DO CAMPUS CERRO LARGO (EMEC 5000386)

A Coordenação do Curso de Graduação em Administração - Bacharelado do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ATA Nº 03/CCADM/UFFS/2021de 29 de abril de 2021, e considerando:

a) a necessidade de ampliar a oferta de Componentes Curriculares Optativos para o Curso de Administração - Bacharelado do Campus Cerro Largo, na Matriz Curricular 2012;

b) que o Componente Curricular GLA110 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) proporciona ao acadêmico a oportunidade de dominar a língua brasileira de sinais e elaborar estratégias para seu ensino, reconhecendo-a como um sistema de representação essencial para o desenvolvimento do pensamento da pessoa surda;

c) que a oferta deste Componente Curricular já existia na Matriz Curricular 2012, entretanto com apenas 2 créditos (30 horas), sendo ampliada sua ementa de forma complementar para a formação acadêmica, resultando no Componente Curricular GLA674 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com 4 créditos (60 horas);

d) a Portaria Nº 1595/GR/UFFS/2021, que publica calendário acadêmico dos cursos de graduação para o ano letivo de 2021 da Universidade Federal da Fronteira Sul;

e) a necessidade de oferta deste Componente Curricular para o semestre 2021/1;

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular GLA674 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com 4 créditos (60 horas), no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2012, do Curso de Administração, conforme ementa abaixo:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GLA674

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

4

60

EMENTA

Visão contemporânea da inclusão e da educação especial na área da surdez. Cultura e identidade da pessoa surda. Tecnologias voltadas para a surdez. História da linguagem de movimentos e gestos. Breve introdução aos aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. Características básicas da fonologia de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais. O alfabeto: expressões manuais e não manuais. Sistematização e operacionalização do léxico. Morfologia, sintaxe, semântica e pragmática da Libras. Diálogo e conversação. Didática para o ensino de Libras.

OBJETIVO

Dominar a língua brasileira de sinais e elaborar estratégias para seu ensino, reconhecendo-a como um sistema de representação essencial para o desenvolvimento do pensamento da pessoa surda.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro, RJ: Edições Tempo Brasileiro, 2010.

COUTINHO, Denise. Libras e Língua Portuguesa: Semelhanças e diferenças. João Pessoa, PB: Arpoador, 2000.

FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor. 4. ed. Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Gráfica, 2005.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

SACKS, Oliver W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

BRASIL. Decreto 5.626/05. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe – LIBRAS. São Paulo: EDUSP / Imprensa Oficial, 2001.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; MAURICIO, Aline Cristina (Ed). Novo Deit-Libras: dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira baseado em Linguística e Neurociências cognitivas. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: EDUSP: Inep, CNPq, CAPES, 2012. 2 v.

LODI, Ana Cláudia Balieiro et al. Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

MOURA, Maria Cecília de. Língua de Sinais e Educação do Surdo. Série neuropsicológica. São Paulo: TEC ART, 1993. v. 3.

MOURA, Maria Cecília de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Ed. Revinter, 2000.

PIMENTA, Nelson; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de libras. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2006.

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 1997.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

 

Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Administração – Bacharelado do Campus Cerro Largo, 3ª Reunião Ordinária, em Cerro Largo/RS, 29 de abril de 2021.

 

MONIZE SAMARA VISENTINI

Coordenadora do Curso de Graduação em Administração – Bacharelado

Data do ato: Cerro Largo-RS, 05 de maio de 2021.
Data de publicação: 06 de maio de 2021.

Rodrigo Prante Dill
Coordenador do Curso de Graduação em Administração do Campus Cerro Largo