RESOLUÇÃO Nº 9/CCLPER/UFFS/2024 (RETIFICADA)
RESOLUÇÃO Nº 10/CCLPER/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura do Campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando que:
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A nova Proposta Pedagógica de Curso está sendo implementada desde o ano de 2023;
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Embora cumprindo os prazos dados e encaminhando o documento com os ajustes solicitados, até a presente data encontra-se pendente de aprovação nas instâncias superiores o que vem provocando problemas a cada semestre;
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A demora na aprovação pelas instâncias superiores vem impedindo aos estudantes ingressantes em 2023 e 2024 de conhecer, pelos canais oficiais da UFFS, a matriz curricular do curso;
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A urgência para entrada em vigor da norma uma vez que a solicitação de criação de códigos refere-se a disciplinas que deverão ser ofertadas em 2025-1 e para as quais a coordenação do curso precisa inseri-las no Sigaa ao criar as turmas;
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o disposto no inciso V do artigo 9º, e no artigo 321 da RESOLUÇÃO Nº 40/CGAE/CONSUNI/2022.
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componente(s) Curricular(es) no rol de CCRs optativos da Estrutura Curricular 2018, do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura, conforme quadro abaixo:
Curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura Campus Erechi |
Atividadesa |
Total de Horas |
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Aulas presenciais |
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Teórica |
Prática |
Extensionista |
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Nº |
Código |
Componente Curricular |
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GCH2005 |
Educação, pensamento computacional e Tecnologias Digitais |
45 |
15 |
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60 |
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GCH2006 |
Práticas e Processos de Ensino da Matemática |
46 |
19 |
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65 |
Art. 2º O(s) Componente(s) Curricular(es) elencados no Art 1º possuem os seguintes quadros de ementários:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH2005 |
Educação, pensamento computacional e Tecnologias Digitais |
60h |
EMENTA |
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Tecnologias. O Conceito de Tecnologias Digitais. As Tecnologias Digitais na Educação. Conceitos e pilares do pensamento computacional. Pensamento computacional na Educação Básica. Interdisciplinaridade do Pensamento Computacional. Conceitos computacionais: lógica de programação, algoritmos e sua representação. Letramento Digital. |
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OBJETIVO |
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Compreender e entender a relação das Tecnologias Digitais e do Pensamento Computacional no contexto educativo, de forma crítica, criativa e inventiva. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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AMORIM, Ana Paula; BARRETO, Renata. Pensamento Computacional na Educação. Salvador, BA: Sathyarte, 2023. DOI: http://doi.org/10.22533/at.ed.357230208. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/download-file/6356 . Acesso em: 16 out. 2023. BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017, 221f. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208 . Acesso em: 16 out. 2023. PINTO, Álvaro Vieira. Conceito de Tecnologia. v. 1. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2005. RAABE, André; ZORZO, Avelino; BLIKSTEIN, Paulo (Orgs.). Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre, RS: Penso, 2020. SCHLEMMER, Eliane; et al. (Orgs.). O Habitar do Ensinar e do Aprender: Desafios para/na/da Educação OnLIFE. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2022. Disponível em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/educacao/desafios/6/index.html . Acesso em: 16 out. 2023. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CAMPOS, Flávio Rodrigues; BLIKSTEIN, Paulo (Orgs.). Inovações Radicais na Educação Brasileira (Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira). Porto Alegre, RS: Penso, 2019. FONFOCA, Eduardo. Cultura Digital e seus Multiletramentos. Curitiba, PR: Appris Editora, 2019. GUEDES, Anibal Lopes. Emancipação digital cidadã de jovens do campo num contexto híbrido, multimodal e ubíquo. Tese de Doutorado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017, 349f. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079 . Acesso em: 16 out. 2023. MOREIRA, J. António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10642 . Acesso em: 16 out. 2023. PINTO, Álvaro Vieira. Conceito de Tecnologia. v. II. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2005. SILVA, Fábio Gomes da; SOUZA, Adailson Nascimento; CORDEIRO, Valtemir Ferreira (Orgs.). Letramento Digital: o Futuro da Educação. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021. VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 864 – 897 jul./set.2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29051 . Acesso em: 16 out. 2023. |
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Número de unidades de avaliação: 02 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH2006 |
Práticas e Processos de Ensino de Matemática |
65h |
EMENTA |
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Perspectivas teóricas sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais. Conhecimentos profissionais basilares para o ensino da Matemática nos anos iniciais: conhecimento da Matemática, da Didática da Matemática, da Prática Profissional Escolar e conhecimentos transversais ao ensino da Matemática. Perspectivas metodológicas para a abordagem de noções matemáticas na educação infantil e para o ensino da Matemática nos anos iniciais. Tendências no ensino da Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Plano de Ensino para o ensino da Matemática na educação infantil e anos iniciais. Prática como componente curricular. |
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OBJETIVO |
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Promover a compreensão de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais da educação básica e para a abordagem de noções matemáticas na educação infantil, desenvolvendo e aprofundando os conhecimentos profissionais essenciais a este ensino e abordando as principais tendências no ensino da Matemática sob o viés da Educação Matemática. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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CARVALHO, Dione Lucchesi. Metodologia do ensino da matemática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CONTADOR, Paulo R. M. Matemática: uma breve história. 4. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. 3 v. MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: Enlaces Teóricos e Metodológicos no Campo da Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre Números, Ações e Operações. São Paulo: Editora Ática, 2009. TOMAZ, Vanessa S.; DAVID, Maria M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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EVES, Howards. Introdução à História da Matemática. 4.ed. Campinas: Unicamp, 2004. IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. 11. ed. Rio de Janeiro: Globo, 2005. MACHADO, MACHADO, Nilson José. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MACHADO, Nilson José. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013. MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: contribuições da teoria históricocultural. Bolema. Rio Claro, ano 22, nº 33, 2009. p. 97-116. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2960/2441 . Acesso em: 17 out. 2023. NASCIMENTO, Sebastião Vieira. Desvendando os segredos dos problemas da matemática e descobrindo caminhos para resolvê-los. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. RIBEIRO, Flávia Dias. Jogos e modelagem na Educação Matemática. v.6.Curitiba: IBPEX, 2008. |
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Número de unidades de avaliação: 02 |
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
Data do ato: Erechim-RS, 12 de dezembro de 2024.
Data de publicação: 12 de dezembro de 2024.
Maria Silvia Cristofoli
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Erechim