Professora do Campus Erechim lança três livros na área da Educação

Publicado em: 25 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

A professora da UFFS – Campus Erechim, Adriana Salete Loss, lança três livros nesta semana durante o XI Congresso Nacional de Educação (Educere 2013), em Curitiba. As obras “Ampliação das Inteligências Intra e Interpessoal nos Espaços Educativos”, “Metodologia da Pesquisa-Formação na Escola” e “Educar e Cuidar: Promovendo o Sucesso Escolar” foram organizadas a partir de uma pesquisa desenvolvida pela professora em uma escola de Educação Básica no município de Getúlio Vargas/RS, onde ela atuou como coordenadora pedagógica.

“Nessa escola, eu trabalhei com crianças e adolescentes que demonstravam não só dificuldade de aprendizagem como dificuldades de relacionamento, tanto com os colegas, como com os professores e com eles mesmos”, afirma Adriana. Para tentar melhorar esses aspectos, foram realizadas oficinas pedagógicas com os alunos. O processo de desenvolvimento dessa ação acabou tornando-se uma pesquisa que tem seu andamento e resultado relatados nos livros publicados.

Coleção

Conforme a autora, no primeiro livro, “Ampliação das Inteligências Intra e Interpessoal nos Espaços Educativos”, ela trabalha basicamente com questões teóricas e sugestões para docentes. “É um material voltado para os professores, para que eles possam tomar consciência das possibilidades de desenvolvimento dessas inteligências e para que a própria escola possa desenvolver isso como trabalho pedagógico”, argumenta.

A segunda obra, “Metodologia da Pesquisa-Formação na Escola”, aborda as possibilidades dos docentes pesquisadores. “O professor, além de trabalhar a questão do ensino, desenvolver a parte da docência, também, na minha perspectiva de concepção, precisa ser pesquisador. Este livro trabalha, basicamente, a Pesquisa-Formação, essa metodologia em que o professor pode organizar pesquisas, desenvolvê-las, estudar a sua prática educativa e, com isso, buscar resultados”, explica.

Já no terceiro livro, “Educar e Cuidar: promovendo o sucesso escolar”, Adriana relata a experiência com as oficinas pedagógicas. “Não é um modelo, mas são propostas que deram certo nessa pesquisa e que promovem o desenvolvimento escolar”, diz.

Segundo ela, os estudos não trazem respostas, “mas contribuem para que os professores possam refletir e aperfeiçoar o seu trabalho”. Os livros estão sendo lançados pela editora Appris.

Outras obras

Adriana projeta lançar outros dois livros até o final deste ano, pela mesma editora. “Preparando-se para ser professor passo a passo: manual de didática”, deverá ser lançado durante a reunião nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que acontece no final do mês de setembro. Em novembro, a professora pretende lançar uma obra em parceria com Solange Von Onçay, professora da UFFS - CampusLaranjeiras do Sul, que trabalha, basicamente, as experiências das autoras com base em leituras de Paulo Freire, Heidegger e Pistrak.

Adriana é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e atua como docente há cerca de 23 anos, com experiência no Ensino Básico e Superior. Além das obras citadas, ela publicou, em 2004, o livro “Séries iniciais: metodologia para o ensino da matemática”.