Comunidade externa prestigia Seminário de Autoavaliação Institucional no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 11 de março de 2013 10h03min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

Representantes de entidades e instituições públicas e da comunidade civil de Laranjeiras do Sul e região participaram, no último dia nove, do Seminário de Autoavaliação Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento aconteceu no auditório do Campus Laranjeiras do Sul e foi organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Na abertura do seminário, o diretor de Campus, Paulo Henrique Mayer, apresentou um histórico da UFFS, abordando a criação da universidade e o processo de escolha dos cursos. Em seguida, a coordenadora Acadêmica, Cladir Teresinha Zanotelli, falou sobre o processo seletivo, bolsas, auxílios, projetos de extensão e atividades e eventos desenvolvidos. Já a articuladora de Pesquisa e Pós-Graduação, Siomara Aparecida Marques, apresentou as ações realizadas pelas duas áreas na instituição.

Após esta fase inicial, os participantes da comunidade externa dividiram-se em grupos de trabalho para iniciarem as discussões. Foram avaliadas as dez dimensões institucionais presentes no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). No momento final do evento, cada grupo de trabalho apresentou aos demais presentes os resultados dos debates. “Fiquei muito feliz com a qualidade da discussão e com a participação e o esforço de todos”, afirma Mayer.

Para Gilmar Guerra, representante do Rotary de Laranjeiras do Sul, a UFFS veio para transformar a região. “Achamos interessante participar deste evento porque é um espaço onde podemos propor novas ideias para contribuir com a universidade. O Rotary incentiva e sempre quer participar dessas ações”, completa.

O vereador Laureci Leal, representando a Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul, destacou a importância do evento. “Entendo que este seminário é fantástico, pois faz com que a comunidade participe do processo e faça proposições que podem ajudar nos rumos da universidade”. Na mesma linha, o presidente da Câmara Municipal de Virmond (PR), Marcos Roberto de Paula, reforçou a necessidade do contato entre a comunidade externa e a UFFS. “É muito importante esse trabalho que a universidade está realizando em conjunto com a sociedade, buscando sempre melhorar os resultados”, disse.

Estiveram presentes ainda representantes das prefeituras de Laranjeiras do Sul e Porto Barreiro (PR), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/PR), Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul (ACILS), Via Campesina, Rádio Campo Aberto, entre outras entidades.

Além do seminário com a comunidade externa, que aconteceu nos cinco campi da UFFS, a CPA realizou a avaliação institucional com a comunidade acadêmica por meio de um questionário. “Agora, iremos sistematizar esses documentos para, então, enviar ao MEC”, explica Adilson Kruk da Costa, representante da comunidade externa do Campus Laranjeiras do Sul na CPA.