Estudantes de Agronomia do Campus Laranjeiras do Sul fazem visita técnica a empresa em Capanema (PR)

Publicado em: 06 de março de 2013 10h03min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

Alunos da sexta fase do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realizaram, no último dia quatro de março, uma visita técnica à empresa Gebana Brasil, sediada em Capanema (PR). A viagem foi acompanhada pelos professores Henrique von Hertwig Bittencourt e Manuela Pereira, das disciplinas de Manejo de Plantas Espontâneas e Agroecologia I, respectivamente.

Os acadêmicos conheceram o trabalho da empresa, que processa e comercializa produtos orgânicos no mercado nacional e internacional com base nos padrões do Comércio Justo (movimento social e econômico que visa o estabelecimento de preços justos e padrões sociais e ambientais equilibrados), além de prestar assistência técnica aos produtores parceiros. A Gebana tem a soja como produto principal, mas trabalha também com milho, trigo e variedades de feijão provenientes da agricultura orgânica.

Na primeira parte da visita, no período da manhã, os estudantes foram recebidos pelo gerente de produção agrícola, Marcio Alberto Challiol, que apresentou o histórico da empresa e o trabalho desenvolvido pelos agentes de extensão. Já na parte da tarde, eles acompanharam os procedimentos realizados pela empresa, desde a recepção e processamento de grãos até a estocagem e comercialização. “Visitas técnicas desta natureza, além de permitirem uma melhor apropriação do conhecimento trabalhado em aula, podem permitir que os discentes descubram oportunidades de estágio e exercício profissional”, ressalta Bittencourt.

O acadêmico Lucas de Liberalli reforça a importância da realização de visitas técnicas para a formação universitária. “É muito interessante ver o trabalho na prática. Com isso, a gente também se situa sobre as coisas que estão acontecendo no mercado”, afirma.