III Feira de Ciências da Cantu na UFFS ocorre na próxima terça-feira (5)
Mais de 170 trabalhos serão apresentados no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 31 de outubro de 2019 09h10min / Atualizado em: 04 de novembro de 2019 09h11min

Bateria caseira, foguete de garrafa PET, macaco hidráulico, máquina de choque, gelo quente, minigerador eólico. Esses são alguns dos experimentos que serão apresentados durante a III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, que ocorre na próxima terça-feira (05) na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul. A exposição dos trabalhos será no Bloco A do Campus e toda comunidade está convidada para participar das atividades.

A feira contará com, aproximadamente, 600 estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior, que farão demonstração de 175 experimentos das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e outras (como Tecnologias, Fotografia, Desenho e Decoração). Os estudantes e professores fazem parte de 34 instituições de ensino de 15 municípios da região.

Premiação

Os apresentadores da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS deste ano concorrem a duas premiações diferentes e independentes. Uma premiação ocorrerá dentro das três categorias de inscrição: Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Superior. A outra será uma premiação geral para o trabalho destaque da Feira.

A premiação dentro das três categorias será definida com base nas notas atribuídas aos grupos pelas bancas avaliadoras. Serão pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do experimento, explicação do fenômeno e criatividade. Recebem premiação 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria.

Já o trabalho destaque da Feira, que será escolhido dentre todos os trabalhos participantes do evento, será escolhido pelo público visitante. No ato do credenciamento, os visitantes receberão uma cédula de votação para que, após visitarem os trabalhos, possam votar no trabalho que consideram o mais interessante do seu ponto de vista. O trabalho mais votado ganhará uma caderneta de poupança no valor de R$ 500.

Para votar no trabalho destaque, a orientação é visitar o maior número de trabalhos que conseguir, indicar na cédula o número do trabalho que considera o mais interessante e depositar o voto na urna, que estará disponível ao lado da mesa de informações, até as 14h.

Nesta edição, a escolha do trabalho destaque será realizada exclusivamente pelos visitantes, os apresentadores de trabalho não votam no trabalho destaque.

Outra novidade para esta edição é que os 10 melhores trabalhos de cada categoria serão convidados a publicar um resumo na primeira edição da Revista Eletrônica Interdisciplinar do Campus Laranjeiras do Sul da UFFS, que será lançada nos próximos meses.

Certificação

Todos os apresentadores de trabalho que preencheram seus dados corretamente (nome completo e e-mail) no formulário de inscrição e tiverem frequência mínima no evento serão certificados. Os certificados estarão disponíveis na página do evento: https://doity.com.br/iii-feira-de-ciencias-da-cantu-na-uffs.

Os visitantes que se credenciarem também receberão certificados de participação, na hora e local do evento.

Almoço

Será disponibilizado almoço gratuito para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental que apresentarem trabalhos na Feira e que estiverem inscritos de acordo com o regulamento. O vale almoço será entregue no dia da Feira, mediante credenciamento do apresentador.

O almoço, que será macarronada, frango assado e suco, será servido no Restaurante Universitário da UFFS, das 11h30 às 13h.

8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 11h30 – Apresentação e avaliação dos trabalhos
11h30 às 13h – Almoço cultural
13h às 15h – Apresentação e avaliação dos trabalhos
15h às 15h30 – Premiação e encerramento

Informações

Outras informações podem ser obtidas no site oficial da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, no Regulamento da Feira, através do e-mail feiracienciasuffs@gmail.com ou do telefone (42) 3635-8694.