Revista internacional publica artigo de professor do Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 15 de maio de 2013 09h05min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 08h01min

O professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Ney Marçal Barraz Junior, teve o artigo “Relação entre a ocupação nas primeiras camadas e linha Widom nos potenciais caroços macios” (Relation between occupation in the first coordination shells and Widom line in core-softened potentials) publicado pela revista The Journal of Chemical Physics, dos Estados Unidos. O periódico é publicado mensalmente pela American Institute of Physics e tem seu conteúdo voltado para pesquisas nas áreas de química e física.

A pesquisa realizada pelo docente da UFFS aborda as anomalias existentes na água. Além de Barraz Junior, participaram da produção do artigo os professores Evy Salcedo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Marcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira o resumo do artigo:

Três famílias potenciais de caroços macios são verificados para detectar a presença de anomalias da densidade e da difusão. Esses potenciais exibem um caroço repulsivo com uma região de maciez e a distâncias maiores um poço atrativo. Nós descobrimos que a região no diagrama de fases de pressão-temperatura em que estão presentes as anomalias aumenta se a inclinação entre a escala do caroço macio e da parte de atração dos potenciais diminui. A região anômala também aumenta se a variação do caroço macio ou da parte atrativa dos potenciais decrescem. Mostramos também que a presença da anomalia na densidade é consistente com as modificações não monótona da função distribuição radial, em cada uma das duas escalas quando a temperatura e densidade são variados. Depois, utilizando este comportamento anômalo da estrutura que mostram que a pressão e a temperatura a que a função distribuição radial de uma das duas escalas de comprimento é igual a função das outras escalas de comprimento identificando a linha Widom.