UFFS tem recorde de inscrições nos programas de Residência Médica
Novos residentes iniciam as atividades em 2019 nas cidades de Passo Fundo e Marau

Publicado em: 07 de novembro de 2018 14h11min / Atualizado em: 07 de novembro de 2018 14h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo bateu recorde de inscrições nos Programas de Residência Médica 2018/2019. Foram 1.680 inscritos para 129 vagas nos três cenários de prática: Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Hospital da Cidade (HC), em Passo Fundo, e Hospital de Caridade de Carazinho (HCC).

Com um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior, a Residência Médica da UFFS constitui o maior processo seletivo no norte do Rio Grande do Sul. Este ano novos programas foram implementados, como Anestesiologia nos campo de práticas HSVP e HC, sendo que houve aumento no número de vagas em diversos programas. 

Dentre as áreas mais concorridas no Processo Seletivo, destacam-se, no HSVP, Dermatologia, Oftalmologia, Clínica Médica, Otorrinolaringologia, Cirurgia Básica, Anestesiologia e Neurologia. Já no Hospital da Cidade houve bastante concorrência para Psiquiatria, Cirurgia Básica, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia e Anestesiologia.

Para o ano de 2019, a UFFS prepara algumas novidades, como a criação de um novo Cenário de Prática para a Oftamologia no Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto, em Passo Fundo, além da oferta de residência em  Mastologia no Hospital da Cidade, também em Passo Fundo. 

Segundo o coordenador da Comissão de Residência Médica da UFFS, Jairo Caovilla, "esse crescimento demonstra uma confiança na formação que é dada em nossos programas de residência e uma confiança na qualidade da formação oferecida pelos nossos supervisores e preceptores nos hospitais cenários de prática."