3º Encontro Acadêmico de Química de Realeza reúne aproximadamente 100 participantes

Publicado em: 06 de novembro de 2015 08h11min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 07h01min

Atuação profissional, formação docente e práticas laboratoriais resumem o 3º Encontro Acadêmico de Química (EAQuim), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O tema dessa edição foi "Licenciatura em Química e suas diversidades" e reuniu cerca de cem participantes. As palestras e os minicursos iniciaram na última terça-feira (03). O encerramento será nesta sexta-feira (06), à noite, com o debate “A contaminação alimentar sobre diversas perspectivas”.

Com o objetivo de desenvolver as potencialidades para a formação na área da Química, a abertura do evento contou com a palestra “A legislação do profissional da Química”, do professor Walter Kugler (9º CRQ/PR). Outro destaque foi a formação de professores e a construção da identidade docente, proposta da palestrante Marilei Casturina Mendes Sandri (IFPR – Palmas/PR). Sobre a questão ambiental, foi abordado o "Tratamento de efluentes industriais e de laboratório", tema da palestrante Edinéia Paula Sartori Schmitz (UFFS – Realeza/PR).

A estudante da 4ª fase de Química, Ieda Paula Rapachi, comentou que o conjunto de palestras e minicursos foram muito construtivos. "Essa é a primeira vez que participo do EAQuim e estou achando os temas discutidos muito interessantes. O debate sobre o papel do professor na sociedade e o tratamento de efluentes industriais foram de grande importância", comentou.

Na quinta-feira (05), os participantes colocaram em prática alguns conhecimentos químicos. Ao todo, foram ministrados cinco minicursos, que tinham como proposta a realização de tratamentos e as análises físico-químicas de diversos elementos, aplicações em síntese orgânica, assim como avaliação de contaminação ambiental e possibilidades para a reciclagem de materiais.

O encerramento, nesta sexta-feira (06), no Auditório do Bloco A, traz o debate “A contaminação alimentar sobre diversas perspectivas”, discutido pelos professores do Campus Realeza: Jackson Luís Martins Cacciamani, Tobias Heimfarth, Amélia Dreyer Machado, Izabel Aparecida Soares e Karina Ramirez Starikoff.