Campus Realeza: Acadêmicos de Ciências Naturais promovem oficinas pedagógicas
As oficinas pedagógicas iniciaram no final do mês de fevereiro e seguem até o dia 12 de março. Ao final do semestre, os acadêmicos farão uma análise dos resultado do estágio supervisionado, convidando representantes das escolas e entidades envolvidas para a apresentação.

Publicado em: 08 de março de 2013 17h03min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 10h04min

Aproximadamente 70 acadêmicos do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza iniciaram o Estágio Supervisionado II. Nessa etapa a turma desenvolve oficinas pedagógicas – voltadas para as áreas de física, química e ciências biológicas – com os alunos do ensino fundamental e médio. Ao todo, nove escolas estão sendo atendidas, entre elas o Assentamento Conquista na Fronteira, localizado na cidade de Dionísio Cerqueira.

De acordo com a coordenadora do estágio, Danielle Nicolodelli Tenfen, todo o material utilizado nas oficinas foi desenvolvido pelos acadêmicos. Cada oficina tem em média duração de 6 a 10 horas, funcionando como uma forma de contra turno escolar. “Todo o material didático foi elaborado pelos estudantes, entre eles estão novelas, jogos educativos, painéis interativos, cartilhas e atividades experimentais. A maioria das oficinas são ministradas nas escolas, entretanto algumas turmas também vêm até o Campus para participarem das atividades”, explica.

Confira as escolas e turmas atendidas:

Colégio João Paulo (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

Colégio Estadual 12 de Novembro (1º e 2º anos do Ensino Médio)

Escola Estadual Dom Carlos Eduardo (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e sala de recursos - alunos portadores de necessidades especiais)

Casa Familiar Rural (2º e 3º anos do Ensino Médio)

Escola Estadual de Flor da Serra (todos os anos do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

Escola Municipal Independência (4º e 5º anos do Ensino Fundamental)

Escola Municipal Santo Antônio (4º e 5º anos do Ensino Fundamental)

Escola Municipal Menino Jesus (4º e 5º anos do Ensino Fundamental)

Assentamento Conquista na Fronteira (toda a Educação Básica)