Campus Realeza promove 2ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia nos dias 28, 29 e 30 de novembro
Evento tem como temática “Diversidade, Inclusão e Processos de Ensino - Aprendizagem”

Publicado em: 22 de novembro de 2023 11h11min / Atualizado em: 22 de novembro de 2023 14h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a 2ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. O objetivo é discutir as políticas públicas envolvidas nos aspectos educacionais, tanto do ensino superior como na educação básica, além da importância do debate sobre a diversidade, inclusão e processos de aprendizagem como uma dimensão fundamental para a formação de professores.

Os interessados em participar podem confirmar a presença nas atividades pelo link https://bit.ly/3GdePtu. As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas também durante a realização do evento.

A temática da “Diversidade, Inclusão e Processos de Ensino - Aprendizagem” escolhida para o evento reflete aspectos importantes para formação de professores, conforme destacou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Cristiane de Quadro. “Hoje, mais do nunca, é imprescindível formar professores em profícuo diálogo com a escola e seus desafios. Sem isso, corremos o risco de formar profissionais que tendem a estranhar o ambiente escolar”, explicou.

De acordo com a programação, serão realizadas rodas de conversas, apresentações culturais e oficinas, além da presença de diversos convidados para debaterem temas sobre como enfrentar os desafios da gestão educacional e as perspectivas da formação de professores. Entre os palestrantes, está a vice-reitora da UFFS, professora Sandra Simone Hopner Pierozan, que abordará diferentes práticas educativas, além da articulação entre a universidade e a escola.

Ainda, em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11) e em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas da UFFS - Campus Realeza, o curso promoverá a oficina “Mulheres negras”, que apresentará a vida e obra da escritora, compositora, cantora e poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, uma das obras mais importantes da literatura brasileira. São destinadas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3RaoRlq.

Local: Auditório no Bloco A

Terça-feira (dia 28/11)

19h15  - Roda de conversa: Os desafios da gestão educacional - Prof. César Claudino - SEED/PR; Jolsane A. de Siqueira - Secretaria de educação de Realeza; Wilian Amann - Secretaria de educação de Francisco Beltrão

Quarta-feira (dia 29/11)

19h15 - Apresentação cultural - CTG/ mirim

Roda de Conversa - Formação de professores: Dimensões das práticas educativas e a articulação entre a universidade e a escola - Profa. Dra. Sandra Simone Hopner Pierozan

Quinta-feira (dia 30/11) - Parceria com NEABI - Campus Realeza

19h15 - Oficina: Mulheres negras: Carolina Maria de Jesus - Bordando histórias - Profa. Dra. Sonia Maria dos Santos Marques (Unioeste); Profa. Lucília Gouveia - SEED. 40 vagas. Inscrições: https://bit.ly/3RaoRlq.

Galeria de Imagens: