Campus Realeza protocola ofício para solicitar pavimentação de trevo de acesso

Publicado em: 16 de março de 2021 15h03min / Atualizado em: 17 de março de 2021 16h03min

A Direção do Campus Realeza protocolou, nesta segunda-feira (15), ofício no Ministério da Infraestrutura solicitando a pavimentação asfáltica do trevo de acesso à Universidade. O trevo localiza-se na PR-182, km 446 e está incluso no projeto de concessão das rodovias da região sudoeste do Paraná.

A solicitação da UFFS junta-se à reivindicação da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e de representantes de 21 entidades que assinaram o “Manifesto público de lideranças do sudoeste paranaense sobre a proposta de pedágios para o estado do Paraná”. Além do trevo de acesso à UFFS – Campus Realeza, o manifesto aponta a necessidade de estudo de novos traçados para o contorno entre Francisco Beltrão e Marmeleiro e a inclusão do trecho entre Pato Branco e Palmas (trevo do Horizonte) no lote 6 de concessão, mas sem obras de duplicação nesse trajeto e com uma tarifa menor de pedágio apenas para a manutenção do trecho.

No ofício endereçado ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas, a Direção argumenta que a obra traz mais segurança aos usuários e observa que a comunidade acadêmica da UFFS é formada por 1.088 estudantes, 83 professores e 76 técnicos administrativos em educação. “Também é importante destacar que a área em questão se encontra em processo de urbanização, com instalação de indústrias e de empreendimentos imobiliários, que tem gerado impacto significativo no trânsito”, detalha o documento.

Os primeiros pedidos para pavimentação do trevo de acesso à UFFS ocorreram em 2013, quando houve a instalação definitiva do Campus Realeza próximo a PR-182. Na época, a Prefeitura de Realeza executou um acesso provisório, que existe até hoje.