Campus Realeza será sede do XXIV Encontro Regional de Paleontologia PR/SC
Evento busca popularizar a Paleontologia regionalmente, além de reunir pesquisadores e estudantes para discutirem os mais recentes estudos científicos na área

Publicado em: 24 de outubro de 2023 14h10min / Atualizado em: 25 de outubro de 2023 18h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza será palco da ciência que estuda os seres que habitaram a Terra no passado remoto: a Paleontologia. Entre 30 de novembro e 2 de dezembro, será realizado o XXIV Encontro Regional de Paleontologia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Voltado para promover a alfabetização científica e impulsionar debates, o evento busca a popularização da Paleontologia no âmbito regional, além de aproximar e integrar estudos na área.

Este ano, o encontro tem como temática a "Paleontologia como promotora da alfabetização científica". As reuniões PALEO são eventos da Sociedade Brasileira de Paleontologia e, tradicionalmente, os estados do Paraná e de Santa Catarina reúnem-se para desenvolver uma PALEO conjunta, chamada XXIV PALEO PR/SC. O evento reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para trocarem informações e discutirem os mais recentes estudos científicos regionais. A organização é feita por professores da UFFS dos campi Realeza-PR, Chapecó-SC, Erechim-RS e Cerro Largo-RS.

Inscrições e Submissões de Trabalhos

As inscrições para ouvintes devem ser feitas, exclusivamente, por meio de um formulário on-line disponível no site do evento (https://bit.ly/paleoprsc) até o dia 28 de novembro. Os valores de inscrição são de R$25 para estudantes e R$50 para profissionais. As orientações para o pagamento estão no formulário.

Os participantes podem submeter seus resumos, relacionados a diversas áreas da Paleontologia, até a data limite de 10 de novembro. Os resumos aceitos serão publicados nos anais da revista Paleontologia em Destaque – PALEODEST. Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os resumos devem representar resultados originais das pesquisas, mesmo em andamento. Orientações quanto à formatação para o envio de trabalhos também estão no site do evento.

Programação

O evento conta com apresentações orais, apresentações de pôsteres, conferências e palestras. O destaque fica com a palestra de abertura intitulada “O Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Caminho dos Cânions do Sul e seu patrimônio paleontológico”, com João Henrique Zahdi Ricetti, que atua no Centro Paleontológico da Universidade do Contestado – UnC. Situado na região sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o território do Geoparque compreende os municípios de Cambará do Sul/RS, Jacinto Machado/SC, Mampituba/RS, Morro Grande/SC, Praia Grande/SC, Timbé do Sul/SC e Torres/RS.

Além disso, a programação conta com a palestra especial  "A Paleontologia em sala de aula", ministrada pela professora Marina Bento Soares, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisadora é organizadora do livro digital “A Paleontologia na Sala de Aula”, que traz acesso facilitado a materiais instrucionais, compostos de textos e atividades didáticas sobre Paleontologia na educação básica. O livro conta com apoio da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) e foi financiado pelo CNPq. A convidada também ministrará a oficina "O ensino de Paleontologia".

Programação:

Local: Auditório do Bloco dos Servidores – UFFS – Campus Realeza

30/11 - Quinta-feira

13h: Credenciamento

13h30 – 15h30: Apresentações orais

15h30 – 16h: Coffee break e apresentações de pôsteres

16h – 17h: Apresentações orais

17h – 18h: Conferência de abertura

18h – 19h30: Jantar

19h30 – 22h: Palestra de abertura - João Henrique Zahdi Ricetti - Centro Paleontológico da Universidade do Contestado – UnC - “O Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Caminho dos Cânions do Sul e seu patrimônio paleontológico”

01/12 - Sexta-feira

13h30 – 15h30: Apresentações orais

15h30 – 16h: Coffee break e apresentações de pôsteres

16h – 17h: Apresentações orais

17h – 18h: Assembleia geral (o tema será divulgado em breve).

18h – 19h30: Jantar

19h30 – 22h: Palestra: "A Paleontologia em sala de aula", ministrada pela Profª Dra. Marina Bento Soares, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

02/12 - Sábado

08h30 – 10h30: Oficina: "O ensino de Paleontologia", ministrada pela Profª Dra. Marina Bento Soares do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.