Clínica-Escola de Nutrição da UFFS muda de endereço e retoma atendimento na próxima segunda-feira (11)
A nova sede possui espaços mais adequados para o atendimento e foi construída no Campus Realeza, em frente ao prédio de salas de aula, o Bloco A

Publicado em: 06 de março de 2024 14h03min / Atualizado em: 06 de março de 2024 16h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) ampliou sua infraestrutura e agora a Clínica-Escola de Nutrição possui sede própria, funcionando no Campus Realeza, em frente ao prédio de salas de aula, o Bloco A. Os serviços de assistência nutricional serão retomados na próxima segunda-feira (11) já no novo endereço: Avenida Edmundo Gaievski, nº 1.000.

A nova sede possui espaços mais adequados para o atendimento, contando com quatro consultórios, recepção, salas para uso administrativo e salas multiuso para aulas, palestras e demais atividades. A construção da Clínica-Escola de Nutrição também representa uma economia para a Universidade, pois não será mais necessário o pagamento de aluguel da antiga estrutura. A clínica possui 315,90 metros quadrados e outros 1105,04 metros quadrados de área externa, com rampas para acessibilidade e estacionamento.

O investimento na obra é de aproximadamente R$ 1,3 milhão. Como explica o diretor do Campus Realeza, professor Marcos Antônio Beal, “parte dos recursos foi obtida a partir da economia dos recursos desconcentrados anualmente ao campus, oriundos do orçamento institucional. Outra parte adveio de emendas parlamentares e termos de execução descentralizada direcionados para a execução da obra, notadamente encaminhados pelas deputadas Gleisi Hoffmann [PT] e Leandre Dal Ponte [PSD] e pelo deputado Zeca Dirceu [PT], aos quais manifestamos profundo agradecimento”.

Clínica-Escola também é espaço de ensino, pesquisa e extensão (UFFS/Ariel Tavares)

Atendimento

Ofertando atendimento gratuito à população, a Clínica-Escola de Nutrição conta com serviços de educação alimentar para todos os ciclos de vida, orientações nutricionais para diferentes situações como alergias alimentares, diabetes, hipertensão arterial, hiperferritinemia, doença renal crônica, diabetes gestacional, hipotiroidismo, câncer, excesso de peso, além de outras condições como o transtorno do espectro autista.

A nova sede é uma conquista importante para o curso de Nutrição, pois é nesse local que os estudantes do curso de graduação realizam o estágio supervisionado, atendendo pacientes com a supervisão das nutricionistas que compõem a equipe técnica e com orientação de professores da UFFS. “Após 10 anos de trajetória, a nova Clínica representa o fortalecimento do curso de Nutrição como um todo, já que este espaço abriga atividades de ensino, pesquisa e extensão. O novo local possibilita a realização de futuros projetos de pesquisa e extensão, inclusive com a participação de outros cursos da Universidade. Também há previsão de novos projetos relacionados a doenças específicas, tais como o transtorno do espectro autista, hiperferritinemia, síndrome do obeso eutrófico, dentre outros”, comentou a coordenadora Márcia Fernandes Nishiyama.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O agendamento das consultas pode ser realizado pelo telefone whatsApp (46) 3543-8499. Para a primeira consulta, é importante que o paciente leve um documento de identificação, exames bioquímicos recentes, caso os tenha, e encaminhamento médico (se for o caso).

Os serviços de assistência nutricional são gratuitos na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS (UFFS/Ariel Tavares)

Benefícios

A construção da sede da Clínica-Escola de Nutrição diminui os custos administrativos da UFFS, pois antes o atendimento era prestado em um espaço alugado. Apenas no ano passado, a instituição arcou com cerca de R$ 43 mil com o pagamento de aluguel e internet.

De acordo com o coordenador administrativo do Campus Realeza, Edson Antonio Santolin, o valor economizado será direcionado para o custeio de outras despesas de funcionamento da Universidade, podendo beneficiar o Campus Realeza ou outra unidade. “Além de facilitar o acesso da comunidade acadêmica para desempenhar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a nova estrutura está dentro das dependências do Campus, o que permite um atendimento mais ágil para demandas de manutenção predial, limpeza, monitoramento e vigilância das instalações”, destacou.

Clínica-Escola está localizada anexo ao Campus Realeza, na Avenida Edmundo Gaievski, nº 1.000 (UFFS/Ariel Tavares)