Coletivo Bioaquarela organiza exposição na Casa da Cultura de Realeza
Exposição “As cores da ciência” reúne obras que apresentam a fauna e a flora encontradas no estado do Paraná.

Publicado em: 25 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 26 de agosto de 2022 14h08min

A ilustração científica busca apresentar a área da ciência de uma maneira visual, unindo conhecimento científico aos aspectos artísticos. Esse é o trabalho proposto pelo Coletivo Bioaquarela da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, que apresenta a exposição “As cores da ciência”. As 16 obras criadas pelo grupo estão expostas no hall da Casa da Cultura de Realeza e ficarão no local até o dia 6 de setembro.

As obras apresentam a fauna e a flora encontradas no estado do Paraná, entre elas aves (araçari-poca, fim-fim e o martim-pescador-verde),  diferentes espécies de borboletas, plantas e até a representação do Berthasaura leopoldinae, um dinossauro sem dentes descoberto na pequena cidade de Cruzeiro do Oeste (PR). Os desenhos foram criados sobre papel e tecidos, sendo utilizados materiais como lápis de cor, aquarela e nanquim. Nas obras, são apresentados os autores, nome científico e popular dos animais.

Nas obras são apresentados os autores, nome científico e popular dos animais (UFFS/Ariel Tavares)

A exposição é resultado do projeto de extensão sobre ilustração científica, coordenado pela professora Caroline Heinig Voltolini, que busca promover a divulgação científica por meio da arte. “Ao elaborar as obras, os participantes aprimoram técnicas de desenho e pintura, mas também precisam estar atentos aos conceitos científicos envolvidos nas representações. Essa exposição é a etapa final da primeira edição do projeto, porém daremos sequência às atividades em outubro e planejamos oferecer oficinas de desenho na UFFS a partir de 2023”, explica.

Por meio do projeto de extensão, constituiu-se o Coletivo Bioaquarela, que é formado por docentes e estudantes de distintas fases do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFFS, além de estudantes de outras instituições de ensino superior e da rede básica de educação. “O projeto tem como objetivo a construção de elementos visuais para que possam auxiliar na alfabetização científica. Dessa forma, a ilustração científica é mais uma possibilidade de material complementar e que pode ser empregado por docentes como parte de sua metodologia de ensino”, destaca Caroline.

Entre as obras expostas, está o relato do acadêmico de Ciências Biológicas Leandro This Sanfelice, que reflete sobre sua participação no projeto. “Estou conectado com meus desenhos, cada um deles faz parte de quem sou. Expressar ideias e emoções através da arte é uma poderosa cura, pois ela higieniza a nossa mente e abre espaço para novos saberes e conhecimento”.

A exposição “As cores da ciência” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Prefeitura de Realeza. As obras são assinadas pelos integrantes do Coletivo Bioaquarela: as professoras da UFFS Caroline Heinig Voltolini e Cristiane de Quadros; os acadêmicos de Ciências Biológicas Aline Steffens Benini, Eduarda Brzozowski, João Gabriel Milani Barreto Alampe, Leandro This Sanfelice e Sinara Adriana Strassburg; o estudante de Engenharia Civil da UTFPR - Campus Pato Branco Murilo Luiz Bernardi e o estudante do ensino fundamental Gianlucca de Quadros Faust Maschio. A curadoria é da professora de artes da SEED/PR Evyli Vanin Sirtoli.

Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pelo Coletivo Bioaquarela seguindo o perfil no Instagram @bioaquarela.