Curso de Ciências Naturais do Campus Realeza é reconhecido pelo MEC

Publicado em: 22 de setembro de 2014 15h09min / Atualizado em: 08 de março de 2017 13h03min

O curso de Ciências Naturais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza é mais um dos que foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão de Avaliação in loco realizou o trabalho nos dias 10 e 11 de setembro. A avaliação é feita com base em mais de 60 itens agrupados em três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre um e cinco. O curso obteve o conceito final 3. O resultado ainda será homologado pelo MEC/INEP.

No que se refere à dimensão organização didático-pedagógica (conceito 3,4), os avaliadores consideraram que “os objetivos do curso possuem coerência suficiente com relação ao perfil profissional do egresso, à estrutura curricular e ao contexto educacional”. Um dos destaques foram as ações e os convênios que promovem a integração com escolas da educação básica que, segundo a avaliação, estão muito bem implantados com abrangência e consolidação.

A dimensão número dois, referente ao corpo docente, obteve conceito 3,4, que, de acordo com os avaliadores, é suficiente considerando que 48% dos docentes tem formação de doutor e 52% de mestres.

Já a parte de infraestrutura foi avaliada com 3,6, sendo o destaque para os laboratórios didáticos e os especializados, que atendem muito bem, devido às normas de funcionamento, utilização, segurança, acessibilidade e, considerando ainda, a quantidade e atualização de equipamentos, disponibilidade de insumos e vagas autorizadas.

O curso de Ciências Naturais - Licenciatura

Quando criado, em 2010, o curso denominava-se Ciências: Biologia, Química e Física - Licenciatura, com a proposta de promover a formação na área de Ciências em quatro anos, habilitando o professor para atuar no Ensino Fundamental. Era possível, a critério do ingressante, a escolha também por outra formação que lhe permitisse atuar no Ensino Médio nas áreas de Biologia, Química ou Física, sendo necessário permanecer mais um ano e meio na universidade.

Em 2012, optou-se pela reconstrução dessa proposta, passando a existir três novos cursos de licenciaturas: Ciências Biológicas, Química e Física, no Campus Realeza e Cerro Largo (RS). Além disso, manteve-se a matriz curricular do curso criado em 2010, que passou a denominar-se Ciências Naturais, para os interessados em concluir essa formação.