I SELICEN e II SILE promovem debate acadêmico-científico e recepção de estudantes da Educação Básica
Em Realeza, a programação foi diversificada, com a presença de mais de 130 estudantes

Publicado em: 07 de dezembro de 2023 17h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2023 17h12min

Na semana do dia 27 de novembro a 01 de dezembro, aconteceu o I SELICEN - Seminário das Licenciaturas – PIBID.PRP.UFFS e o II SILE - Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul, um evento acadêmico-científico representativo dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Foi organizado por uma comissão interdisciplinar, formada por docentes, discentes e técnicos da UFFS e das escolas conveniadas à IES, com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa de Residência Pedagógica – PRP, ambos subsidiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Como resultado, o I SELICEN e o II SILE: i) promoveram um importante debate acadêmico-científico sobre a formação docente para os cursos de licenciaturas da UFFS e de outras IES, no cenário educacional brasileiro e internacional; ii) propiciaram um espaço de articulação das discussões procedentes das vivências e experiências relativas à práxis docente, dirigido à comunidade interna e à externa das instituições universitárias; iii) divulgaram e popularizaram práticas acadêmico-científicas e didático-pedagógicas, com foco no ensino e na aprendizagem, nos estudos em educação e em linguagens, desenvolvidos tanto no PIBID.PRP.UFFS como em outros programas de ensino, pesquisa e extensão.

Além de conferências, mesas de debates, simpósios temáticos e comunicações coordenadas que aconteceram ao longo da semana, no dia 01 de dezembro, nos campi da UFFS, realizaram-se atividades presenciais para a recepção das escolas conveniadas aos Programas PIBID e PRP. Em Realeza, Paraná, a programação foi diversificada, com a presença de mais de 130 estudantes de instituições de Educação Básica, colégios públicos estaduais (Dom Carlos Eduardo, João Paulo II, Flor da Serra) e privados (Tesouro Encantado), que foram acolhidos e acompanhados por professores coordenadores de área, docentes orientadores, supervisores e preceptores, bem como por acadêmicos pibidianos e residentes que participaram ativamente das ações, como: Teatro La Broma e Projeto Leia Mulheres; Projeto UFFS Portas Abertas; salas de contação de histórias e de jogos em Língua Portuguesa e em Ciências da Natureza; exposição de pôsteres; confraternização com lanches oferecidos pela organização.

Saiba mais sobre o evento em: https://www.selicen-sile-uffs.com

Redação: Prof.ª Márcia Adriana Dias Kraemer – Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica e Coordenadora da Comissão Organizadora do I SELICEN & II SILE.

Galeria de Imagens: