Programa de Extensão do Campus Realeza capacita agricultores familiares sobre boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos
Cerca de 25 agricultores familiares participaram da capacitação promovida pelo Programa de Extensão CapacitaNutri, em parceria com a Vigilância Sanitária de Realeza

Publicado em: 09 de outubro de 2023 15h10min / Atualizado em: 10 de outubro de 2023 14h10min

Preocupados em assegurar a qualidade dos processos e das atividades na produção de alimentos, cerca de 25 agricultores familiares participaram da capacitação promovida pelo Programa de Extensão CapacitaNutri, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O programa é desenvolvido em parceria com a Vigilância Sanitária de Realeza e tem como principal objetivo levar orientações sobre rotulagem e o conjunto de princípios e regras de boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos. O curso foi ministrado na última sexta-feira (6), na Casa da Cultura.

Os produtos cultivados e fabricados pelos agricultores familiares são destinados à feira do município e à merenda escolar, dessa forma, a capacitação buscou melhorar a compreensão dos agricultores sobre a importância da rotulagem nutricional simplificada, enquanto que as orientações de boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos contribuíram para preservar a qualidade dos alimentos produzidos, prevenindo contaminações que poderiam prejudicar a saúde dos consumidores.

25 agricultores familiares participaram da capacitação promovida em parceria com a Vigilância Sanitária (UFFS/Divulgação)

A importância da nova rotulagem nutricional foi destacada durante o treinamento, visando conscientizar os agricultores sobre a necessidade de informar de maneira clara e simplificada os dados nutricionais em seus produtos. Foi apresentada as leis que embasam as regras para a rotulagem e as mudanças recentes nesse campo, importância de rotular alergênicos e as consequências das alergias alimentares. Além disso, os agricultores foram informados sobre o prazo para adequação dos rótulos, essencial para cumprir com as regulamentações vigentes.

Dentro da temática de boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, os participantes aprenderam técnicas para evitar a contaminação dos alimentos, abrangendo os aspectos físicos, químicos e biológicos. Tópicos como tipos de contaminação, edificações e instalações, higienização, manejo de alimentos, recebimento, armazenamento, produção, distribuição e transporte também foram discutidos.

O conteúdo do curso foi ministrado pelos acadêmicos do curso de Nutrição Andressa Aparecida Bordin, Marcos Andre Greczys, Letícia Tiecher, Luiza Moraes e Maria Luiza Saraiva, que atuam como bolsistas e voluntários do programa de extensão CapacitaNutri, sendo a coordenação das atividades das professoras da UFFS Elis Fatel e Jucieli Weber. Contribuíram na formação as servidoras responsáveis pela Vigilância Sanitária de Realeza Camila Eduarda Viana e Vitória Fieldkircher Caus.

A parceria entre o  CapacitaNutri e a Prefeitura de Realeza, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Vigilância Sanitária, proporcionou o mesmo momento de formação para merendeiras que atuam nos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e escolas, além de atender donos de estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, como lanchonetes, restaurantes e pizzarias.