Programa Escolas Interculturais de Fronteira completa 10 anos
Criado em 2005, pelo Ministério da Educação, o Programa Escola Intercultural de Fronteira tem o intuito de promover o intercâmbio entre professores dos países do Mercosul. O Programa é desenvolvido em escolas brasileiras na faixa de fronteira do Brasil com Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O objetivo é promover a integração regional por meio da educação intercultural, considerando contextos multilíngues ou bilíngues existentes nas fronteiras.

Publicado em: 27 de maio de 2015 17h05min / Atualizado em: 07 de março de 2017 12h03min

O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), que promove o intercâmbio entre professores dos países do Mercosul, completa 10 anos de existência no mês de junho. Para celebrar a ocasião, será realizado um evento no dia 1º de junho, nas cidades de Dionísio Cerqueira-SC e de Bernardo de Irigoyen-MI, na Argentina, onde o programa nasceu.

A abertura da solenidade, marcada para as 8h30min, será do lado brasileiro, no Centro de Convivência do Idoso de Dionísio Cerqueira, localizado na Rua Amapá, nº 380, Centro. A cerimônia contará com a presença de representantes do Ministério da Educação do Brasil e da Argentina, autoridades estaduais e municipais, e representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição que assessora as escolas de fronteira participantes do PEIF.

A tarde, a partir das 13h30min, as atividades de comemoração serão do lado Argentino, na Escuela de Frontera de Jornada Completa Nº604 - Bilingüe Intercultural Nº 1. Na programação constam palestras, apresentações culturais e o lançamento do livro “De Frente para Fronteira: Reflexões sobre Educação em área de fronteira”, organizado pelos professores da UFFS – Campus Realeza, Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Roberto da Silva.

Mais sobre o PEIF

Dentro do PEIF, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolve o Projeto do Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira (Propeif), que promove o assessoramento das escolas de fronteira, ofertando formação continuada aos professores participantes que desenvolvem as atividades de intercâmbio.

O Propeif atua nas escolas brasileiras Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira (SC), e Escola Municipal Pedro dos Santos, de Santo Antônio do Sudoeste (PR). Do lado argentino, na Escuela de Frontera Nº 604, de Bernardo de Irigoyen e Escuela de Jornada Completa Nº 612, de San Antonio.

Confira a programação do Evento

Período matutino – Dionísio Cerqueira/SC/BRA

Local: Centro de Convivência do Idoso de Dionísio Cerqueira (Rua Amapá, nº 380, Bairro Centro).

08h30– Cerimonial de Abertura

Composição da Mesa Autoridades

Menção às autoridades e prof. presentes

08h40 – Hinos Nacionais do Brasil e Argentina

09h – Fala de autoridades

10h – Apresentação Cultural

10h15 – Fala dos representantes do MEC - Brasil e Argentina

11h30 – Encerramento das atividades em Dionísio Cerqueira

Período vespertino – Bernardo de Irigoyen/MIS/ARG.

Local: Escuela de Frontera de Jornada Completa Nº604 - Bilingüe Intercultural Nº 1.

13h30 – Lançamento do Livro “De Frente para Fronteira: Reflexões sobre Educação em área de fronteira”, organizado por Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Roberto da Silva.

13h40 – Palestras acadêmicas sobre “Memórias do Programa Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteiras” - Profa. Ma. Stella Maris Meira da Veiga Pereira

15h – Pausa para lanches

15h30 – Apresentação Cultural

15h45 – Palestra: “Histórias e Memórias do PEIF” -Dionísio Cerqueira/Bernardo de Irigoyen  - com mediação da Profa. Ma. Ana Carolina Teixeira Pinto

17h30 – Cerimonial de encerramento.