Projeto de pesquisa do Campus Realeza busca participação de professores da região Sudoeste

Publicado em: 31 de outubro de 2022 13h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2022 16h10min

Conhecer a história, as experiências, os acertos e os problemas enfrentados por ex-professores na região do Sudoeste do Paraná, esse é o objetivo da pesquisa organizada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A investigação parte da memória dos próprios profissionais da educação básica que podem contribuir com o envio de relatos sobre a prática docente e suas trajetórias profissionais.

A intenção do projeto é colher relatos de ex-professores das cidades de Realeza, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Planalto, Capanema, assim como de outros municípios da região Sudoeste, para a elaboração de um livro. A ideia é divulgar as memórias dos profissionais, conhecendo as experiências e as práticas docentes adotadas, dando visibilidade ao processo de formação de professores.

O professor Ronaldo Aurélio Gimenes Gárcia, que coordena a ação, explica que o “Projeto memória e narrativas de professores e estudantes do Sudoeste do Paraná (1940-1990): o caso dos municípios da região de fronteira” está vinculado ao grupo de pesquisa (Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores da UFFS – Campus Realeza (TRIPEC), que desenvolve pesquisas sobre aspectos da formação docente desde 2014. “Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que procura se debruçar sobre as narrativas de ex-professores e suas memórias. Além disso, pretende-se também reunir documentos diversos como material didático, fotografias, anotações diversas de professores e alunos, documentos escolares, brinquedos e outros”, comenta.

Para participar, é necessário enviar um texto, de três a sete páginas, relatando as histórias de vida na área da educação para o e-mail: ronaldo.garcia@uffs.edu.br. Os interessados podem fazer considerações sobre os êxitos alcançados e os impasses enfrentados, apresentando a trajetória profissional e a constituição de uma identidade dedicada à docência. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail ou mesmo serem esclarecidas pelo telefone (46) 3543-8369.

Nas narrativas, o possível colaborador poderá abordar aspectos da sua escolarização – descrevendo espaços, amigos e professores que teve – os processos que o levaram a escolha pela docência e sua formação como professor, além de explicar como foi a inserção no mercado de trabalho. “As narrativas colhidas integrarão um livro previsto para ser publicado no mês de outubro de 2023. A intenção é que o livro possa servir de fonte para atuais e futuros trabalhos sobre formação de professores”, comenta Ronaldo.