Propostas de expansão para o Campus Realeza são definidas em sessão de conselhos
As 15 propostas, mais a segunda entrada para o curso de Medicina Veterinária, fazem parte do Plano de Expansão Interna e Externa da UFFS para os próximos dez anos, com metas a serem atingidas até 2020 e 2025.

Publicado em: 22 de setembro de 2014 18h09min / Atualizado em: 08 de março de 2017 13h03min

Na última sexta-feira (19), foi realizada a 3ª Sessão Ampliada e Conjunta dos Conselhos de Campus e Comunitário para definir as propostas de novos cursos de graduação para a Universidade Federal da Fonteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. As 15 propostas, mais a segunda entrada para o curso de Medicina Veterinária, fazem parte do Plano de Expansão Interna e Externa da UFFS para os próximos dez anos, com metas a serem atingidas até 2020 e 2025. O relatório final será apreciado pelo Conselho Estratégico Social (CES) e pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFFS.

O debate para a formatação das propostas envolveu a comunidade regional durante a realização de Audiências Públicas sobre a expansão do Campus Realeza, a organização de grupos de trabalhos formado pela comunidade acadêmica e externa e, ainda, o debate em reuniões conjuntas realizadas pelos Conselhos de Campus e Comunitário, ao longo de 2013 e 2014.

Durante a última sessão, foram apresentadas sugestões de novos cursos dentro de quatro grandes áreas: Grupo de Trabalho (GT) Ciências Biológicas e Saúde; GT Ciências Humanas e Sociais; GT Ciências Exatas e Tecnológicas; e GT Agrárias. Também foi exposto o trabalho realizado pela Comissão de Sistematização dos Conselhos de Campus e Comunitário. As propostas foram debatidas e por votação da plenária foram definidas as prioridades de expansão ao longo do período de dez anos.

No processo de votação, foram definidas as seis primeiras prioridades, tendo por critério contemplar as áreas dos quatro GTs. Em seguida, foi feita a votação da ordem de prioridade das demais propostas, caso haja possibilidade de uma expansão para além das prioridades estabelecidas inicialmente.

O diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, explicou que as propostas definidas por Realeza, assim como as dos demais campi, serão analisadas pelos conselhos institucionais e, a partir da análise e avaliação desse conjunto de proposições, será organizado o Plano de Desenvolvimento da Universidade. “Agradecemos a todos os atores sociais que se envolveram com os debates e apresentaram suas contribuições para a construção da proposta de expansão do Campus Realeza. Julgamos que as prioridades definidas ao final do processo de discussão respondem às preocupações da coletividade e se implantadas contribuirão significativamente para o desenvolvimento da Universidade e do Sudoeste do Paraná”, salientou.

Lista dos cursos para expansão do Campus Realeza

Previsão de Implantação 2016/2020

Prioridade

Curso

Turno

01

Ciências Sociais

Noturno

02

Administração Pública

Noturno

03

Engenharia de Produção

Integral

04

Medicina Veterinária – 2ª entrada

Integral

05

Química Industrial

Integral

06

Psicologia

Noturno

07

Farmácia

Integral

08

Pedagogia

Integral

 

Previsão de Implantação 2021/2025

Prioridade

Curso

Turno

09

Filosofia

Noturno

10

Engenharia de Alimentos

Integral

11

História

Noturno

12

Física – Bacharelado

Integral

13

Engenharia Agrícola

Integral

14

Zootecnia

Integral

15

Física – Licenciatura

Integral

16

Agronomia

Integral