Realeza: Curso de Nutrição lança cartilha elaborada por meio de projetos de extensão

Publicado em: 03 de junho de 2015 14h06min / Atualizado em: 07 de março de 2017 13h03min

Como resultado de projetos de Extensão preocupados em trabalhar com as questões alimentares e nutricionais nas escolas da região Sudoeste e Oeste do Paraná, o Curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza fará o lançamento da Cartilha "Alimentação e Nutrição no Espaço Escolar", no dia 11 de junho, a partir das 19 horas, no Auditório do Campus Realeza. O lançamento também marca a entrega do material aos colaboradores.

O material didático, produzido ao longo de três anos de trabalho, foi elaborado para auxiliar a comunidade escolar no desenvolvimento de ações em alimentação e nutrição. "Além de trazer conceitos vinculados às áreas de alimentação e nutrição, o material apresenta sugestões de atividades escolares para serem aplicadas em sala de aula", explica a orientadora do trabalho, professora Cassiani Gotama Tasca.

A elaboração da cartilha envolveu a análise de livros didáticos do 1º ao 5º ano, a realização de várias oficinas com a participação de professores, funcionários das escolas, pais, alunos e nutricionistas. Também foram aplicados diversos questionários que buscaram avaliar as atividades desenvolvidas, assim como os conteúdos ministrados.

Os projetos de extensão envolveram a participação de aproximadamente 300 pessoas, sendo desenvolvidos nos municípios de Realeza, Capitão Leônidas Marques, Pranchita, Pérola do Oeste, Planalto, Nova Prata do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Capanema.

A Cartilha

Com 70 páginas, a Cartilha "Alimentação e Nutrição no Espaço Escolar" aborda conceitos baseados em autores e pesquisadores sobre alimentação e nutrição, guias alimentares, segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar e regionalidade, higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente.

A cartilha traz várias ilustrações e sugere a aplicação de 21 atividades didáticas para envolver alunos e professores com temas relacionadas à alimentação saudável.