Realeza: Ensino e Zoologia são temas da 3ª Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Publicado em: 04 de dezembro de 2015 08h12min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

O curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, está promovendo sua 3ª Semana Acadêmica (Sabio). O evento iniciou quarta-feira (02) e tem encerramento nesta sexta-feira (04), às 19 horas, com palestra sobre as questões étnico-raciais, ministrada pela professora Rita Lima (Famper). Além de palestras, os mais de cem participantes também puderam apreciar seis minicursos, voltados para a área da Zoologia e do ensino.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Berta Lucia Pereira Villagra, comentou que os temas propostos vêm ao encontro das necessidades dos estudantes. "Pensamos no estudo da Zoologia, que é o estudo de animais invertebrados e vertebrados, pois foi um tema escolhido pela comunidade acadêmica. E também, por ser um curso de licenciatura, tratamos, em oficinas e palestras, os aspectos ligados à didática", destacou.

A abertura da 3ª Sabio foi dedicada às oficinas. Ao todo, seis temas foram abordados, como "Biologia de formigas", "Aves: Observação e identificação", "Paleontologia", "Flor didática", "Alimentos contaminados" e "As possibilidades da abordagem do ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Biologia".

No segundo dia, o evento contou com a palestra "Amazona vinacea: status de conhecimento e conservação", da professora Eliara Solange Müller (Unochapecó).Amazona vinacea é o nome científico do papagaio-de-peito-roxo, espécie ameaçada de extinção devido à caça de contrabando e à destruição do habitat natural. A pesquisadora relatou estudos sobre o monitoramento da população da espécie no Paraguai, na Argentina e no Brasil, em especial na região Oeste do estado de Santa Catarina.

Os acadêmicos aprovaram os temas em discussão na 3ª Sabio: "Adorei o minicurso que fiz sobre a Biologia de formigas, foi muito interessante, pois é algo do nosso cotidiano", relatou a estudante Jucilaine Araujo, da 2ª fase de Ciências Biológicas. "Tivemos uma boa variedade de minicursos, o que possibilita um melhor aprimoramento de alguns temas", comentou Leonardo Felipe Carraro Delani, da 4ª fase.