Realeza: Projeto de Medicina Veterinária traz palestra sobre aparelho digestório de bovinos

Publicado em: 18 de setembro de 2014 11h09min / Atualizado em: 08 de março de 2017 13h03min

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fonteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu a palestra “Afecção do aparelho digestório de bovinos”. A atividade faz parte do Projeto de extensão Ciclo de Palestras Técnicas da Agricultura Familiar, que está inserido no Programa de extensão Agricultura Familiar. O evento reuniu acadêmicos, produtores rurais e profissionais da área na noite desta quarta-feira (17).

O coordenador do projeto, professor Rafael Ferreira de Araujo, explica que o objetivo é trazer novas tecnologias para serem utilizadas na rotina da bovinocultura de leite. “Nesse módulo estamos com palestras voltadas à nutrição animal e a problemas digestivos em bovinos. Primeiro trouxemos um palestrante que atua na região e conhece a realidade local. Em um segundo momento, vamos trazer um profissional de fora para trazer uma tecnologia que ainda, na nossa região, não é muito difundida”, comenta.

A palestra “Afecção do aparelho digestório de bovinos” foi ministrada pelo médico veterinário Claudemir Weber. O palestrante fez um relato dos atendimentos prestados na região, abordando o tipo de material utilizado nas análises, a aplicação de medicamentos, entre outros. Também falou sobre os tipos de indigestões presentes em bovinos, como a simples, a aguda, a crônica, o deslocamento de abomaso e os respectivos tratamentos.

A próxima palestra está programada para o dia 21 de novembro, das 19h15min às 20h45min, no Auditório do Campus Realeza. O tema será “Sistema de produção de leite a pasto”, com o professor Eduardo Mitke Brandão Reis, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e colaborador do Projeto Balde Cheio da Embrapa Sudeste, em São Carlos (SP).

O Projeto de extensão Ciclo de Palestras Técnicas da Agricultura Familiar conta ainda com a colaboração da professora Carina Franciscato, dos bolsistas acadêmicos de Medicina Veterinária Rafael Moscon (6ª fase) e Rúbia Dalla Costa Schwaab (2ª Fase), além da voluntária acadêmica Franciele Fankhauser (6ª Fase).