Seminário sobre RUs no Campus Realeza destaca participação da agricultura familiar
A gestão dos RUs será feita de forma compartilhada. De um lado a UFFS ficará responsável pela aquisição de alimentos e fiscalização da empresa terceirizada, responsável por toda a gestão da produção de alimentos e a manutenção do prédio onde estão instalados os RUs.

Publicado em: 17 de setembro de 2014 17h09min / Atualizado em: 08 de março de 2017 13h03min

Nesta terça-feira (16), em Realeza, foi realizado o segundo Seminário para discutir a implantação dos Restaurantes Universitários (RUs) no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Entre os temas, estavam em debate questões sobre segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável, funcionamento dos RUs e a confecção de chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica, pequenos produtores e representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar.

Na abertura oficial, o diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, destacou a importância dos movimentos agrários na consolidação da UFFS, lembrando também que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “Grande parte dos cursos e das políticas dessa instituição vem de temas elencados por esses movimentos. O Restaurante Universitário é também uma dessas políticas que pretende fortalecer o que temos como orientação”, ressaltou.

O funcionamento do RU e a agricultura familiar

A gestão dos RUs será feita de forma compartilhada. De um lado a UFFS ficará responsável pela aquisição de alimentos e fiscalização da empresa terceirizada, responsável por toda a gestão da produção de alimentos e a manutenção do prédio onde estão instalados os RUs. Segundo o pró-reitor de Planejamento, Vicente de Paula Almeida Júnior, a UFFS é a única instituição de ensino superior a adotar esse modelo. “Uma ação principal é a aquisição dos alimentos via agricultura familiar. Esse conjunto de ações vai imprimir qualidade, não mercadológica, mas sim social, o que nos aproxima e fortalece enquanto universidade junto com os movimentos sociais e com a agricultura familiar”, detalhou.

Para a aquisição dos alimentos, será feita uma chamada pública, fazendo uso da dispensa de licitação. O modelo será confeccionado a partir da Resolução nº 50, a qual regula a execução da Compra Institucional, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). “Basicamente, a chamada pública define o objeto, ou seja, os itens que serão adquiridos, a quantidade, o período de entrega e o preço. Para o sucesso desse modelo, é necessário o estreitamento da relação entre a UFFS e as redes de associações e cooperativas de agricultores”, explicou Almeida Júnior.

Integrante da Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi), da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/PR) e representando a comunidade externa na Comissão de Acompanhamento dos Serviços Prestados nos RUs da UFFS, Ivori Fernandes explicou que o ganho para as associações e as cooperativas será muito grande. “Estamos sempre nos organizando e buscando novos espaços, aqui [UFFS] é mais um com o qual poderemos colaborar”, comentou.

Segurança alimentar e nutricional

Os outros temas abordados foram “Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a implantação dos RUs”, palestra ministrada pela professora Rozane Triches (UFFS - Campus Realeza) e “Alimentação saudável e funcionamento de RUs”, oficina ministrada pela diretora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis (SEAE) da UFFS, nutricionista Bruna Roniza Mussio, e a coordenadora de implantação do RU em Realeza, nutricionista Leide Graciela Blanco Mattje.

A implantação dos RUs busca observar o foco da alimentação saudável, as políticas públicas nesse contexto e a missão institucional, conforme detalhou Bruna. “Esse conceito de alimentação saudável felizmente coincide com as propostas da agricultura familiar, que tem na sua produção um baixo uso de agrotóxicos, pouca industrialização e uma base mais natural. De fato, estamos pegando os conceitos de alimentação saudável, articulando a compra dos alimentos com os agricultores e colocando tudo isso no nosso projeto institucional que poderá ser provado dentro dos RUs”, explica.

O RU do Campus Realeza

O funcionamento do RU do Campus Realeza está previsto para o início do primeiro semestre de 2015, com previsão de servir entre 250 a 280 refeições/dia. O cardápio será composto de três tipos de salada (uma folhosa, uma crua e uma cozida), arroz integral, arroz branco, um tipo de leguminosa (feijão de diversos tipos e lentilha), um acompanhamento (massas, farofa, polenta, entre outros), sobremesa (frutas e doces) e suco.

Veja a programação dos debates para os campi:

ERECHIM (RS)

Data: 17 de Setembro de 2014

Local: Colégio Agrícola Angelo Emílio Grando

8h30min – Abertura Oficial;

9h – “A política da implantação dos RUs da UFFS”, com o reitor da UFFS, Prof. Jaime Giolo;

9h45min – “A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a implantação dos RUs”: profa. Rafaela Fabri (UFSC);

12h – Pausa para Almoço;

13h30min

Oficina I: “Chamada Pública para aquisição de alimentos”, com o pró-reitor de planejamento da UFFS, Vicente de Paula Almeida Júnior;

Oficina II: “Alimentação saudável e funcionamento de restaurantes universitários”, com a nutricionista e diretora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis (SEAE) da UFFS, Bruna Roniza Mussio, e com o coordenador de implantação do RU.

 

CHAPECÓ (SC)

Data: 19 de Setembro de 2014

Local: Auditório Bloco B, Campus Chapecó – UFFS

8h30min – Abertura Oficial;

9h – “A política da implantação dos RUs da UFFS”, com o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli;

9h45min – “A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a implantação dos RUs”, com Arnoldo de Campos – Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Profa. Rafaela Fabri (UFSC);

12h – Almoço por adesão;

13h30min

Oficina I: “Chamada Pública para aquisição de alimentos”, com o pró-reitor de planejamento da UFFS, Vicente de Paula Almeida Júnior;

Oficina II: “Alimentação saudável e funcionamento de restaurantes universitários”, com a nutricionista e diretora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis (SEAE) da UFFS, Bruna Roniza Mussio, e com o coordenador de implantação do RU, Fábio Bulegon.