Trabalhos finalistas da Ficiencias contam com co-orientação de Pibids da UFFS

Publicado em: 01 de outubro de 2014 18h10min / Atualizado em: 07 de março de 2017 16h03min

A organização da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) divulgou, nesta terça-feira (30), os finalistas que irão expor suas ideias inovadoras no evento, entre os dias 11 e 14 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Foram inscritos na feira, pelo lado brasileiro, 320 trabalhos de todo o estado do Paraná. Dos 140 finalistas, sete trabalhos contaram com a co-orientação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Física e de Interdisciplinar em Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza.

Os sete trabalhos foram desenvolvidos em colégios nas cidades de Realeza e Capanema, onde os Pibids de Física e Interdisciplinar em Ciências Naturais atuam. Os trabalhos estão inseridos nas áreas das Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas.

A seleção final foi feita por um grupo de 101 avaliadores das instituições de ensino superior parceiras do evento, entre elas a UFFS. O grupo fez a análise dos trabalhos levando em conta critérios como originalidade e inovação, aplicação da metodologia científica, clareza na apresentação dos dados e diário de bordo.

O coordenador do Pibid Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Marcos Leandro Ohse, comenta que os acadêmicos orientaram os projetos, ajudando na definição do tema e na elaboração do projeto teórico e prático. “São trabalhos científicos de cunho nacional, que envolvem toda a parte de pesquisa. Para os pibidianos o principal é orientar os alunos, estimulando a criatividade deles. Além disso, essa é uma parceria que envolve as escolas, pois também auxiliaram no desenvolvimento das atividades”, ressalta.

Um dos projetos finalistas é a criação de uma “Torneira Econômica”, desenvolvido pelos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Doze de Novembro, de Realeza. O acadêmico de Física participante do Pibid, Flávio Riuzo So, orientou os alunos Lucas Antonio Ceconi Picolotto Vansan, Sérgio Trentin Junior, e o próprio filho Arthur Riuiti Pinheiro So, na elaboração do projeto. “Os meninos escreveram o projeto e desenvolveram na prática, apenas os orientei de forma didática. Não tínhamos muitas expectativas, mas o importante era participar”, comenta Flávio.

Os alunos utilizaram torneiras comuns de plástico e acoplaram uma espécie de painel colorido, nas cores verde, amarelo e vermelho que indicam o gasto de água. O intuito é fazer as pessoas utilizarem a água de maneira racional, criando o hábito de economizar.

Confira a lista de trabalhos:

Ciências Exatas e da Terra

1) “Estacionamento Inteligente” – Colégio Estadual Rocha Pombo – Capanema

2) “O movimento do corpo no carregamento de celulares” – Colégio Estadual Rocha Pombo – EFMN – Capanema

3) “Uma viagem sobre o Parque Nacional do Iguaçu através de um balão dirigível movido a energia elétrica” – Colégio Estadual Rocha Pombo – EFMN – Capanema

4) “Monitoramento aéreo utilizando um foguete dois estágios” – Colégio Estadual Doze de Novembro – Realeza

Ciências Agrárias

5) “Sistema de gotejamento de baixo custo e autossustentável” – Dom Carlos Eduardo – Realeza

Engenharia

6) “Caixa despertadora” – Escola Estadual Dom Carlos Eduardo – Realeza

Ciências Sociais Aplicadas

7) “Torneira Econômica” – Colégio Estadual Doze de Novembro – Realeza