UFFS é parceira em evento comemorativo do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF)
Segundo o reitor da UFFS, professor Jaime Giolo, a comemoração é fundamental para que o Brasil e também os outros países para além da Argentina possam enxergar no PEIF uma importante porta para a integração das fronteiras.

Publicado em: 02 de junho de 2015 12h06min / Atualizado em: 07 de março de 2017 13h03min

Para comemorar os 10 anos do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), que promove o intercâmbio entre professores dos países do Mercosul, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, que assessora a realização do programa, e outras instituições parceiras promoveram um evento comemorativo, nessa segunda-feira (1º), nas cidades de Dionísio Cerqueira-SC e de Bernardo de Irigoyen-MI, na Argentina, onde o programa nasceu.

A abertura oficial aconteceu do lado brasileiro, pela manhã, e teve a participação de professores e alunos da Escola Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira, autoridades governamentais do Município, do Estado e da província de Misiones (Argentina), Reitoria da UFFS, Direção do Campus Realeza, coordenadores do programa, representantes do Instituto de Política Lingüística de Misiones, além de representantes dos Ministérios da Educação do Brasil e da Argentina.

Segundo o reitor da UFFS, Jaime Giolo, a comemoração é fundamental para que o Brasil e também os outros países para além da Argentina possam enxergar no PEIF uma importante porta para a integração das fronteiras. "Para a UFFS, por sua função fronteiriça, foi muito importante a entrada no programa, pois estamos articulando vários contatos de maneira especial com a Argentina", destacou.

Entre as possíveis parcerias, estão a troca de experiências entre estudantes brasileiros e argentinos ligados ao Curso de Medicina (Passo Fundo/RS), assim como em relação ao Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Laranjeiras do Sul/PR). "A UFFS será, certamente, o primeiro polo no Brasil de aplicação do exame de proficiência em língua espanhola, o CELU. E ainda esperamos ter o aporte do MEC para produzirmos, conjuntamente com a Universidade Autonoma de Misiones, um curso de graduação em Letras Bilíngue, em que o estudante faça a metade do curso no Brasil e a outra na Argentina", explicou Giolo.

Sobre a realização do evento, a responsável pela coordenação do PEIF-Argentino, Violeta Rocío, enfatizou o quão emocionante é recordar as primeiras classes dentro do programa. "Dez anos parece muito, porém para a Educação é apenas um início, uma página inicial. Os frutos desse trabalho veremos dentro de alguns anos", enfatizando ainda a determinação de professores e alunos em participar das atividades, minimizando as fronteiras entre os dois países e promovendo a integração entre os países.

Além do discurso de autoridades, houve, no período da manhã, palestra com a responsável pela coordenação do PEIF-Argentino, Violeta Rocío, que falou sobre as experiências acumuladas nesses 10 anos do programa, os desafios e as perspectivas para o futuro. E também uma palestra com a analista técnica de Políticas Sociais do MEC, Gesuína de Fátima Leclerc, que fez um panorama do programa nas diversas regiões de fronteira do Brasil.

Já no período da tarde as atividades de comemoração foram do lado Argentino, na Escuela de Frontera de Jornada Completa Nº604 - Bilingüe Intercultural Nº 1. A primeira apresentação foi da palestra “Memórias do Programa Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteiras”, tema de pesquisa da professora Stella Maris Meira da Veiga Pereira. Em um segundo momento, foram reveladas as histórias e as memórias na realização das atividades do PEIF. O debate teve a mediação da professora da UFFS, Ana Carolina Teixeira Pinto.

Outro momento importante, foi o lançamento do livro “De Frente para Fronteira: Reflexões sobre Educação em área de fronteira”, organizado por pelos professores da UFFS – Campus Realeza, Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Roberto da Silva. O livro reúne diversos artigos sobre a realidade das escolas que participam do PEIF e outros preocupados com as questões de fronteira.