X SINPET promove integração entre grupos do Programa de Educação Tutorial da UFFS
Evento ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro, no Campus Realeza.

Publicado em: 24 de outubro de 2022 16h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2022 17h10min

No último sábado (22), foi finalizado o X Seminário Interno do Programa de Educação Tutorial da UFFS (SINPET). Nesta edição o evento ocorreu no Campus Realeza, sendo organizado pelo Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar. Ao longo de dois dias, acadêmicos e professores de cinco campi da UFFS participaram de palestras, oficinas, além de dialogarem e partilharem as experiências realizadas em seus locais de atuação.

A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (21), com a palestra “Ciência que se faz aqui: PET nas universidades”, com o professor da UEL Paulo Antonio Liboni Filho. Na sequência, no período da tarde, foram realizadas as palestras “Inspeção e desafios para a produção de alimentos seguros de origem animal em pequena escala”, com a médica veterinária da ADAPAR Cassiana Ometto de Abreu, e “Desigualdade de acesso ao alimento seguro”, com a professora do Campus Realeza Rosane Márcia Triches.

Acadêmicos de cinco campi da UFFS participaram de rodas de conversa sobre o PET (UFFS/Ariel Tavares)

Presente no evento, a diretora de políticas de graduação da PROGRAD, Rosenei Cella, destacou a importância do encontro presencial, já que as duas últimas edições do SINPET ocorreram de forma remota, em razão da pandemia. “Muitos dos alunos ainda não tiveram a experiência de encontrar, pessoalmente, os demais grupos PETs, e o evento proporciona essa integração. Temos o grupo de Agroecologia, em Laranjeiras; Medicina Veterinária, em Realeza; o Práxis, em Erechim; o Ciências, em Cerro Largo; e o Linguística, em Chapecó, todos muito diferentes, mas como grupos PETs eles têm uma organização parecida e desenvolvem projetos que chegam na comunidade de diferentes maneiras e, nesta integração, eles percebem como a Universidade é atuante”, comentou.

No primeiro dia de encontro, foram promovidas três palestras (UFFS/Ariel Tavares)

O sábado (22) ficou reservado para a realização de oficinas. Ao todo, foram sete atividades sobre sabonetes artesanais, risotos, primeiros socorros, cutelaria, plantas suculentas, biscuit e panificação. Nesta ocasião, os tutores também conversaram sobre as ações desenvolvidas, entre elas a confecção de um livro que será organizado pelo Grupo PET Medicina Veterinária e Agricultura Familiar.

O sábado ficou reservado para a realização de oficinas, entre elas uma oficina sobre risotos (UFFS/Ariel Tavares)

De acordo com a tutora do grupo PET Medicina Veterinária e Agricultura Familiar, professora Adalgiza Pinto Neto, o livro será elaborado com base em trabalhos enviados por todos os grupos PETs nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e interdisciplinar/atividades integradas. “Ao todo, são 19 trabalhos expandidos que serão compilados em um livro temático sobre o SINPET. Possivelmente, iremos lançá-lo no início do próximo ano”, comentou.

Tutores também conversaram sobre as ações desenvolvidas, entre elas a confecção de um livro (UFFS/Ariel Tavares)

Sobre os PETs na UFFS

Além do Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza, a UFFS conta com outros quatro grupos: PET Ciências, do Campus Cerro Largo; PET Assessoria Linguística e Literária, do Campus Chapecó; PET Práxis, do Campus Erechim, e PET Políticas públicas e agroecologia, do Campus Laranjeiras do Sul. Ao todo, os grupos contam com a participação de 54 alunos bolsistas, cinco tutores e três voluntários.

O PET busca propiciar aos acadêmicos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica, procurando aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram a grade curricular dos cursos de graduação.