Nota oficial sobre o adiamento do VI JUFFS

Publicado em: 05 de outubro de 2023 18h10min / Atualizado em: 06 de outubro de 2023 15h10min

Comunicamos que o VI Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul (JUFFS), previsto no Calendário Acadêmico para acontecer de 15 a 19 de novembro de 2023, serão adiados para o ano de 2024.

Essa decisão foi tomada pela atual equipe de gestão a partir da constatação de que não há previsão orçamentária nem planejamento institucional para a execução do VI JUFFS em 2023.

É importante ressaltar que, na Proposta de Execução Orçamentária de 2023, encaminhada ao Conselho Universitário, em 31 de outubro de 2022, não havia previsão de orçamento para a realização do VI JUFFS, mas tão somente a previsão de R$ 86.240,00 para o financiamento das atividades do Programa de Esporte e Lazer da PROAE, que não envolve a realização do JUFFS. Ao aprovar a Proposta de Execução Orçamentária, o CONSUNI reduziu o orçamento do Programa de Esporte e Lazer da PROAE para R$ 30.000,00, priorizando o recurso orçamentário para atividades acadêmicas, conforme o Processo n.º 23205.035239/2022-13.

Em maio de 2023, o Governo Federal determinou uma suplementação orçamentária para as universidades federais, o que significou o aporte de cerca de 11 milhões de reais no orçamento da UFFS. Assim, em 19 de maio de 2023, a gestão passada encaminhou proposta ao CONSUNI para a aplicação desses recursos suplementares e, mais uma vez, não fez previsão de orçamento para realização do JUFFS em 2023 (Processo n.º 23205.014212/2023-78). Portanto, a gestão passada, ao planejar a execução orçamentária, entendeu que o VI JUFFS não era uma prioridade institucional, pois jamais reservou orçamento para sua realização.

Além disso, a atual gestão, ao assumir a Reitoria, em setembro de 2023, percebeu que nenhuma ação relacionada à realização do VI JUFFS havia sido iniciada até o dia 1º de setembro de 2023. Desse modo, durante o mês de setembro, após avaliar a disponibilidade orçamentária e as condições necessárias para realizar o VI JUFFS em 2023, entendendo que não há condições objetivas de cumprir com o calendário, a gestão decidiu adiar a realização do VI JUFFS para o ano de 2024.

Ressalta-se que o adiamento do VI JUFFS não significa seu cancelamento. A partir dessa decisão, a atual gestão está empenhando todos os esforços necessários para garantir reserva de orçamento e a adoção das ações necessárias à realização desse importante evento institucional em condições adequadas. A gestão está trabalhando para que o VI JUFFS aconteça ainda no primeiro semestre de 2024, porém essa e outras definições serão decididas em diálogo com a comunidade universitária.

Por fim, a atual gestão da UFFS reafirma seu compromisso com o fomento às práticas esportivas na Universidade, por compreendê-las como fundamentais para a integração, a saúde, o bem-estar e a formação humana de nossa comunidade acadêmica.