Perfil do Egresso


Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura estará apto a atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio na modalidade Normal e em cursos de formação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Consoantes aos princípios filosóficos e pedagógicos do curso, destacam-se algumas características do perfil do egresso:

  • sensibilidade social – perceber o processo de exclusão e de privilégio presentes na realidade educacional e superar a explicação pela lógica do mérito/culpa, percebendo também os imensos prejuízos sociais provocados por essa mesma realidade;
  • senso crítico – considerar os vários aspectos de uma questão de modo a superar a credulidade ingênua, a crença imediatista e fanática em reflexões que se caracterizam por modismos. Implica ainda a capacidade de crítica ao projeto social e suas consequências, bem como a capacidade de vislumbrar, a partir dessa forma de compreensão, as consequências da transformação social do processo produtivo;
  • consciência histórica – compreender e sensibilizar-se com as causas históricas da realidade social, tornando-se sujeito crítico e comprometido com os que não dispõem das mesmas condições sociais de desenvolvimento;
  • capacidade de trabalho independente e em grupo – superar o caráter individualista da sociedade e da escola, mediante cooperação, solidariedade, responsabilidade e seriedade dos participantes;
  • autonomia intelectual e atitude investigadora – construir autonomia intelectual, profissional e cidadã com a realidade em que vive, exigindo uma relação que efetivamente demonstre a responsabilidade social;
  • capacidade de produção científica – dominar os aspectos básicos da pesquisa para a produção e socialização do conhecimento;
  • domínio dos conhecimentos, habilidades e técnicas pedagógicas – dominar as tecnologias da aprendizagem a favor do processo pedagógico; relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • capacidade de planejar a ação – diferenciar em nível teórico e prático, a partir de pressupostos teórico-metodológicos, as concepções que norteiam o fazer docente, compreendendo que qualquer ação que pretenda ser transformadora da realidade necessita ser planejada.