Egressos e Produtos Educacionais
PRODUTOS EDUCACIONAIS
O compromisso com o enfrentamento de problemas concretos que desafiam o sistema educacional, particularmente a Educação Básica, acompanha o desenvolvimento das pesquisas aplicadas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação da modalidade profissional.
Nesse sentido, o PPGPE tem orientado a produção do conhecimento para a construção de materiais didáticos e instrucionais vinculados à educação, buscando processos de intervenção pedagógica inovadores.
Os produtos educacionais estão embasados em pesquisa científica que resulta em dissertação/tese defendida perante banca examinadora, observando parâmetros teórico-metodológicos de referência da área da educação.
NOSSOS(AS) EGRESSOS(AS)
Turma 2022.2
Turma 2021.2
Nome | Currículo Lattes | |
Alexsandro Rosset | http://lattes.cnpq.br/5822417999073738 | Gestão democrática no contexto do projeto político pedagógico |
Bianca Frank de Freitas | http://lattes.cnpq.br/5511504841512907 | Concepções e práticas alfabetizadoras: uma visão das professoras do 1º e 2º ano das escolas públicas do município de Paraí/RS |
Calima de Oliveira Tolotti | http://lattes.cnpq.br/1615493103029345 | A docência em educação infantil a partir da perspectiva histórico-cultural nas práticas pedagógicas |
Camila De Paris | http://lattes.cnpq.br/0091770263233096 | |
Carine Piano | http://lattes.cnpq.br/7987892163709840 | Integração curricular no ensino médio técnico: concepções, pressupostos e possibilidades |
Emili Rossi | http://lattes.cnpq.br/2602170442176888 | Contribuições da gestão escolar para o engajamento docente |
Ester Elizabete Diniz | http://lattes.cnpq.br/0681746686558556 | Alfabetização de crianças do 3º ano do ensino fundamental pós-ensino remoto nas escolas estaduais do município de Ijuí/RS |
Euclides Alves | http://lattes.cnpq.br/4838977173645112 | Concepções de docentes a respeito do uso das metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais na educação básica |
Fabiana Cristina Cigognini | http://lattes.cnpq.br/4900855117694173 | Narrativas do cotidiano: as mini-histórias no processo de reflexão sobre a formação continuada dos professores da educação infantil |
Fernanda Schio Orlandi | http://lattes.cnpq.br/1631231944142681 | Formação das professoras alfabetizadoras: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professoras das escolas públicas de Rondinha (RS) |
Grasiele da Conceição de Oliveira | http://lattes.cnpq.br/4700433626214970 | Alfabetização científica e ensino de ciências na educação do campo: relevância no processo de formação do aluno para a cidadania |
Graziela Betoni Prando | http://lattes.cnpq.br/7555591208173909 | A iniciação científica mobilizadora da pesquisa no ensino médio: o aluno pesquisador |
Jaqueline de Souza Rigo | http://lattes.cnpq.br/9985476583145394 | Fundamentos e práticas pedagógicas no contexto hospitalar |
Jocieli Roberta Linke | http://lattes.cnpq.br/2600682517910881 | Proposta de trabalho com temas geradores nos anos finais do ensino fundamental: educação situada na rede municipal de Novo Barreiro (RS) |
Leandro Brancalione | http://lattes.cnpq.br/9353377895893843 | Educação ambiental: práticas sustentáveis na construção de uma nova visão de mundo |
Letícia Aline Maróstica Pilotto | http://lattes.cnpq.br/4549126159746414 | Os jogos digitais e a multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental |
Marinalva da Costa Silva | http://lattes.cnpq.br/4927254154714009 | A educação de jovens e adultos quilombolas no município de Campos Novos, Santa Catarina: repercussões das interfaces de territórios e deslocamentos |
Milena Moraes do Estreito | http://lattes.cnpq.br/9229255525458928 | Participação das crianças: um estudo no contexto da educação infantil |
Paulo Roberto Antunes | http://lattes.cnpq.br/5860044738973754 | Conselho escolar e sua função pedagógica: uma visão sobre a gestão democrática |
Simone Galafassi | http://lattes.cnpq.br/1522410863560452 | Formação continuada de professores na escola: o coordenador pedagógico como mediador |
Tania Berlanda | http://lattes.cnpq.br/3804153237866143 | Práticas pedagógicas na educação infantil: experiências democráticas na infância |
Valéria Tortelli | http://lattes.cnpq.br/2578722406970137 | Para onde vai a História? Uma análise das metodologias de ensino e da utilização do livro didático no ensino médio |
Turma 2020.2
Nome | Currículo Lattes | Dissertação |
Ademir Luiz Bazzotti | http://lattes.cnpq.br/1128250235216185 | Curricularização da extensão: olhares dos estudantes da pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul |
Adriana Katia Tozzo | http://lattes.cnpq.br/3307319209121142 | Conselho político: experiências democráticas da educação popular em um município do RS |
Anelise Mara Jung | http://lattes.cnpq.br/0319194651703474 | A pedagogia do movimento sem terra a partir do olhar dos estudantes do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA) |
Angela Barbara Rossetto | http://lattes.cnpq.br/3559890966463054 | Alfabetização na infância numa perspectiva crítica |
Angélica Gabriela da Veiga | http://lattes.cnpq.br/5043417328086133 | Grupo Cultura Popular: a cultura negra como educação não formal em Erechim |
Bárbara Nicola Zandoná | http://lattes.cnpq.br/7852014767370270 | Alfabetização na infância numa perspectiva crítica |
Carine Ines Simon | http://lattes.cnpq.br/4803034432295328 | Os desafios na construção de uma escola indígena específica e diferenciada para a formação de professores kaingang |
Clademir Kaique Crozetta | http://lattes.cnpq.br/5738318660669132 | A formação de professores de matemática com tecnologias digitais na educação básica: propostas e discussões após 2020 |
Cristian Fatima Stakonski | http://lattes.cnpq.br/5751383649740837 | Formação continuada de professores alfabetizadores através de grupos de estudos de universidades federais do Rio Grande do Sul |
Daniela Thiel do Amaral | http://lattes.cnpq.br/7734382355590924 | O trabalho do coordenador pedagógico: a formação continuada em uma escola pública da rede estadual de ensino do RS |
Dayana Debora Kiernieff Pereira Marca | http://lattes.cnpq.br/2736872889364489 | Educação de jovens e adultos: sujeitos, formação e trabalho – olhares a partir de documentos curriculares |
Douglas Battisti | http://lattes.cnpq.br/4070822416824684 | Filosofia para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem sobre sua relevância e presença nas escolas municipais em um município do norte do Estado do RS |
Dulcimar Baldissera | http://lattes.cnpq.br/1653299350092244 | O trabalho do coordenador pedagógico na implementação da Base Nacional Comum Curricular no ensino fundamental – anos finais |
Fernanda Maria Arcari | http://lattes.cnpq.br/1375854124140245 | A formação matemática em cursos de pedagogia de instituições públicas de ensino superior do Estado de Santa Catarina |
Grazieli Borges Campagnaro | http://lattes.cnpq.br/9403032500500083 | A pesquisa como princípio educativo no desenvolvimento das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental |
Irma Tamanho Sartori | http://lattes.cnpq.br/5707553838337134 | Práticas pedagógicas que perpassam a compreensão do sistema monetário na educação especial: um estudo de caso no CAESP do município de Ponte Serrada - Santa Catarina |
Ivania Nogaro | http://lattes.cnpq.br/0790293465137213 | O trabalho da coordenadora pedagógica com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de abrangência da 15ª CRE |
Maiara Aparecida Ferreira | http://lattes.cnpq.br/2731951206456160 | A Educação do Campo: avanços e desafios em uma comunidade indígena Guarani no município de Erebango/RS |
Micheli Silveira de Souza | http://lattes.cnpq.br/5892141871027319 | Empoderamento feminino e cartas pedagógicas: processos e aprendizagens de mulheres educadoras populares |
Patrícia Martins de Araujo | http://lattes.cnpq.br/1814014478032243 | Os indígenas na literatura infantil brasileira |
Rosane Cardoso Garcia | http://lattes.cnpq.br/3024923498699468 | Formação continuada de professores do ensino médio: possibilidade de construção de práticas pedagógicas para a educação inclusiva dos sujeitos da educação especial |
Rosane Morgan | http://lattes.cnpq.br/9810504055505883 | O projeto político-pedagógico na perspectiva da educação do campo no município de Aratiba |
Roselaine Iankowski Corrêa da Silva | http://lattes.cnpq.br/1618270051028944 | A formação docente e a educação de jovens e adultos nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim/RS |
Sandra Betiatto | http://lattes.cnpq.br/3952128207376157 | Políticas de educação infantil na região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU): o acesso das crianças de zero a 3 anos |
Turma 2019.2
Nome | Currículo Lattes | Dissertação |
Alíssia Barberini |
http://lattes.cnpq.br/5182763861914241 |
Pedagogia da comida: práticas da alimentação escolar a partir da percepção de merendeiras |
Andreia Terezinha Kaminscki Paida |
http://lattes.cnpq.br/1081266141917641 |
As tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de história: uma análise da base nacional comum curricular |
Cleusa Falcão |
http://lattes.cnpq.br/2929359679971976 |
O lugar da Educação Física no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental |
Emanuele Ariane Kreps |
http://lattes.cnpq.br/0135883006899862 |
Ciências da natureza na Base Nacional Comum Curricular na perspectiva dos professores de ciências das escolas municipais de Erechim/RS |
Emanuelly Wouters Silva |
http://lattes.cnpq.br/8310644582649235 |
A articulação de saberes docentes em um curso de licenciatura em química por meio da prática como componente curricular |
Fabiane Turella Pedrozo Tomassini |
http://lattes.cnpq.br/3199753584133612 |
Educação ambiental na escola: um estudo da percepção e práticas docentes |
Fábio Junior Vaz Paliano |
http://lattes.cnpq.br/9539186388479376 |
Estudo da prática pedagógica da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Fág Kavá: análise do atendimento à legislação da educação específica para os povos indígenas |
Indiana Picolo Vial |
http://lattes.cnpq.br/6573563662432891 |
A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emilia |
Israel Ferraz da Rosa |
http://lattes.cnpq.br/5702718023644328 |
Musicalizar para incluir: a educação musical na perspectiva da educação inclusiva |
Janaina Hoffmann |
http://lattes.cnpq.br/7366771023879493 |
Espaços, tempos e materiais: o que muda na transição entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental? |
Jaqueline Hoscharuck |
http://lattes.cnpq.br/8238491101553033 |
Expectativas de famílias de crianças da pré-escola em relação ao trabalho pedagógico na educação infantil |
Jonas Antônio Bertolassi |
http://lattes.cnpq.br/5557477822170439 |
Autopercepções emocionais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em início e final de carreira |
Juciela Moterle |
http://lattes.cnpq.br/1276316525388782 |
A educação geográfica na educação de pessoas jovens e adultas – EJA/Erechim/RS |
Juliane Bonez |
http://lattes.cnpq.br/5096622680844228 |
Gestão escolar: o sabor do diálogo e da democracia na prática da escola |
Karine Aparecida Ribeiro dos Santos |
http://lattes.cnpq.br/4847230356102931 |
Os desafios da implementação da base nacional comum curricular nas escolas públicas de ensino fundamental de Ponte Serrada - SC |
Leda Hanel Lang |
http://lattes.cnpq.br/8230085317771404 |
A construção da cidadania numa escola municipal de Estação/RS: uma proposta de intervenção pedagógica |
Nagiba Aloana Theodoro |
http://lattes.cnpq.br/6245352542920630 |
Formação continuada na escola: o lugar da coordenação pedagógica |
Neiva Maria Buchkoski |
http://lattes.cnpq.br/6746108114394651 |
Não aprendizagem da leitura e da escrita ao final dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Erechim/RS |
Patricia Scatolin |
http://lattes.cnpq.br/6903284071008855 |
Inovação pedagógica e engagement de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos professores de escolas privadas de Erechim/RS |
Rafael Pedott |
http://lattes.cnpq.br/4929401909456686 |
O fenômeno evasão escolar na educação de pessoas jovens e adultas no município de Tupanci do Sul/RS |
Rubia Samanta da Silva |
http://lattes.cnpq.br/8010966986837869 |
De direito fundamental a serviço privado: diagnóstico do mercado educacional a partir da expansão da educação superior a distância no Alto Uruguai gaúcho |
Willian José Silva da Costa |
http://lattes.cnpq.br/8315024075932764 |
Ressignificando a gestão escolar democrática: um novo olhar da Prova Paraná na escola pública |
Nome | Currículo Lattes | Dissertação |
Aline Martins de Figueiredo | http://lattes.cnpq.br/8353069863316432 | Política pública de saúde à população quilombola: a realidade de Sertão/RS |
Carine Marcon | http://lattes.cnpq.br/3939360651056189 | Culturas infantis e a educação popular: o brincar nas cirandas infantis sob uma dimensão sociológica |
Cenira Rosa Cechin Skorek | http://lattes.cnpq.br/9823558206656805 | Alfabetização na perspectiva do letramento na educação de pessoas jovens, adultas e idosas no município de Dois Vizinhos-PR |
Cristine Miszewski | http://lattes.cnpq.br/6553900598203809 | A pedagogia da alternância na perspectiva do Movimento Sem Terra: correlação entre o processo formativo e o processo produtivo do Instituto Educar |
Daiane Bornelli de Andrade | http://lattes.cnpq.br/7943061195871481 | Nos braços da resistência: o espaço da educação popular nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim/RS |
Debora Della Vechia | http://lattes.cnpq.br/7842114093769786 | As artes na educação de pessoas jovens e adultas: uma análise no Curso Técnico em Comércio do PROEJA - IFRS Campus Sertão |
Eliane Maria Fogliarini Moura | http://lattes.cnpq.br/9936733846327398 | Formação docente das professoras alfabetizadoras: um olhar sobre a leitura e a escrita |
Laercio Francisco Sponchiado | http://lattes.cnpq.br/3342846232243631 | Formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva |
Lidianne Laizi Radomski | http://lattes.cnpq.br/6925013095859523 | Contribuições do curso de pedagogia UFFS/Campus Erechim para atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Patrícia Segatti Martins | http://lattes.cnpq.br/6578885232434117 | Espaços pedagógicos: sentidos e significância na educação infantil em tempo integral |
Raquel Ferron Lassig | http://lattes.cnpq.br/6943881767567979 | Quando a escola é a vida: uma reflexão sobre o significado dos espaços de (re)construção dos diferentes saberes |
Rodimar Garbin | http://lattes.cnpq.br/1775569991729177 | A educação de pessoas jovens, adultas e idosas e a cidadania: a educação como direito síntese |
Rosangela Fatima Dalagnol | http://lattes.cnpq.br/2849315871595971 | Educação emocional na educação infantil: concepções da docência sobre as competências socioemocionais da BNCC |
Rosemara Ferreira de Melo Mota | http://lattes.cnpq.br/9967847364313884 | O ensino da língua inglesa na educação básica: Contribuições para o ensino e aprendizagem |
Scheila Andretta Rossatto | http://lattes.cnpq.br/5846195572173760 | Ensino de matemática: contribuições das tecnologias digitais e das atividades práticas |
Silas Cleiton Soligo | http://lattes.cnpq.br/4779303465429425 | Formação continuada e ensino de ciências naturais: um olhar sobre a educação do campo no município de Getúlio Vargas - RS |
Silmara Savoldi Pastore | http://lattes.cnpq.br/5555681130052055 | (Re) pensando o trabalho da supervisão escolar na contemporaneidade: do histórico à escola pública em movimento |
Taíse Morgana Presotto | http://lattes.cnpq.br/5283406456285491 | Formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): percepções e experiências formativas |
Tatiana Tais Cozer | http://lattes.cnpq.br/5691505537886789 | A transição para o Ensino Fundamental II: desafios da coordenação pedagógica e da docência |
Turma 2017.2
Nome | Currículo Lattes | Dissertação |
Aline Nadal
|
http://lattes.cnpq.br/1628601841712243 | Os estudantes como agentes participativos na organização dos espaços físicos da escola na Educação Básica |
Aline Paula Pochmann Bordin
|
http://lattes.cnpq.br/9098041014341787 | Autoavaliação docente e sua utilização por professores da educação básica: possibilidades e desafios |
Ana Paula Pinheiro
|
http://lattes.cnpq.br/2597682279802490 | Ensino Médio - curso normal: desafios e perspectivas do estágio curricular para formação docente |
André Fabrício Ribeiro
|
http://lattes.cnpq.br/4791027313561243 | Potencialidades de ensino a partir dos arquivos históricos |
Darleni Frohlich
|
http://lattes.cnpq.br/1244002160709822 | Educação do campo: uma proposta de identidade e de ressignificação pedagógica para a Escola Estadual São João Batista |
Emeline Dias Lódi
|
http://lattes.cnpq.br/1873070686127396 | O fenômeno juvenilização na educação de pessoas jovens e adultas no Município de Ponte Serrada-SC |
Flavia Roberta Silva Moraes
|
http://lattes.cnpq.br/8560713915831647 | O ensino de ciências da natureza em escolas do campo: aproximando os saberes do campo e o conhecimento científico |
Franciele Racoski
|
http://lattes.cnpq.br/3036970664487348 | As expressões da questão social apresentadas na infrequência escolar |
Graciela Regina Gritti Pauli
|
http://lattes.cnpq.br/1247443488297412 | A contribuição da Geografia, na Educação Básica, na construção da cidadania: uma análise a partir do território |
Katia Regina Dos Santos Fernandes
|
http://lattes.cnpq.br/7800827797330742 | Manifestações da violência simbólica contra as mulheres no ambiente escolar |
Kelly Cristina dos Reis
|
||
Liamara Baruffi
|
http://lattes.cnpq.br/5207477517044371 | A formação do professor de inglês para fins específicos |
Liziane Dark De Godoy Psidonik
|
http://lattes.cnpq.br/0735668720839615 | A educação do campo em uma escola da cidade: desafios e possibilidades |
Márcia Maria Racoski
|
http://lattes.cnpq.br/7828983595330400 | Dificuldades de êxito e permanência de estudantes cotistas na educação superior: um estudo de caso com o Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul - Campus Erechim |
Mirian Eugênia Meneguello Poletto
|
http://lattes.cnpq.br/1365973018347065 | A docência na região do Alto Uruguai/RS de 1930 a 1980: histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas |
Monise Clara Orso
|
http://lattes.cnpq.br/2801500930003737 | Masculinidades e docência na perspectiva de pedagogos em formação na região do Alto Uruguai Gaúcho |
Paula Sperandio
|
http://lattes.cnpq.br/8701283553937407 | Formação inicial de professores no curso de Pedagogia e a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação |
Simone Salete Sawicki
|
http://lattes.cnpq.br/1230462030649011 | Avaliação em larga escala: percepções, impactos e variáveis em duas escolas estaduais da 15ª CRE - RS |
Susiane Maria Bampi
|
||
Vania Maria Barboza
|
http://lattes.cnpq.br/5699260703210479 | "O lugar que é meu e seu": ações educativas nos espaços não-formais a partir do patrimônio histórico cultural |
Turma 2016.2
Nome | Currículo Lattes | Dissertação |
Adilson Pastore
|
A formação continuada na perspectiva do professor reflexivo: uma abordagem a partir das concepções de John Dewey | |
Camila Paula Jevinski
|
Alfabetização de jovens e adultos: um estudo sobre o perfil dos (as) alfabetizados (as) do município de Erechim/RS | |
Candida Beatriz Rossetto
|
Formação continuada de professores(as) para uma educação contra hegemônica: um estudo de caso | |
Daniela Fátima Mariani Mores
|
A trajetória de estudantes adultos na educação profissional de nível médio: compreendendo diferentes dimensões de uma mesma realidade | |
Edite Ribeiro da Luz
|
Formação continuada de professores das escolas da rede municipal de Erechim: limites e possibilidades para a educação integral | |
Elaine Elisa Hanel
|
Diálogo entre escola no campo e educação do campo: a escola que está no campo dialoga com a educação do campo? | |
Elisandra Reinhold Santolin
|
Educação em direitos humanos: possibilidade educativa para formação integral na educação básica brasileira | |
Guacira de Ávila Javornik
|
||
Januária Rodrigues da Silva
|
A desconstrução do Ensino Médio e suas consequências ao projeto de vida da juventude trabalhadora no RS | |
Juliana Fornech Minella
|
Agora é minha vez: um estudo sobre participação de crianças na gestão dos espaços de Educação Infantil | |
Juliana Machado
|
O papel da música na formação integral de adolescentes: o violino como instrumento mobilizador de aprendizagens às camadas populares do municípios de Erechim/RS | |
Márcia Fabris
|
Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico no redimensionamento da formação continuada em âmbito escolar | |
Michele Soares Carvalho
|
A Escola Municipal Ilda Casarin Piovesan/RS e o paradigma da educação do campo | |
Naiara Greice Soares
|
Intérprete educacional de libras: afirmações e conflitos da profissão | |
Naiara Migon
|
A experiência histórica dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio nos contextos escolares do IFRS Campus – Sertão e do Instituto Educar - Polo Pontão na perspectiva do ensino | |
Rômulo Menegas
|
Programa Escola Sem Partido: tentativa de controle da ação dos professores | |
Rosangela Lucia Alves da Silva
|
A prática pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem: possibilidades de ressignificação | |
Sinara Isabel Sfatoski Cechett
|
||
Tatiéle Carla Costella Simoni
|
||
Vânia Oliveira Dal Bosco
|
Turma 2015.2
Nome | Currículo Lattes | Dissertação |
Alderi Antonio Oldra
|
Ampliação e qualificação da Educação Infantil no município de Erechim: relevância, desafios e limitações | |
Analice Dors Dembinski
|
Práticas de linguagem oral e escrita em uma instituição de Educação Infantil do município de Erechim-RS | |
Anna Luiza Verdi Pereira
|
Democracia x meritocracia: influências e impactos no conhecimento escolar | |
Greicimara Samuel do Nascimento Zick
|
Experiências e desafios da proposta do Mais Educação na perspectiva da educação integral em jornada ampliada nas escolas municipais de Erechim/RS | |
Jacilene Teresinha Romanoski
|
Políticas Públicas de Juventude em Erechim-RS: entre o real e o ideal | |
Marissandra Todero
|
A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores (as) | |
Maristela Longo
|
Ensino de Ciências: das experimentações e das práticas investigativas nas aulas do 6° ano do Ensino Fundamental | |
Marlina Oliveira Schiessl
|
Gestão da Educação Infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico | |
Nelci Daga
|
Horta escolar na escola do campo: diagnóstico da experiência na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro I | |
Rodrigo Moraes Borges
|
Atividades físicas e dança na Educação Integral de Jornada Ampliada: práticas educativas que contribuem para o desenvolvimento integral do educando | |
Sabrina Battisti
|
O ensino da Matemática e a utilização das TIC nas escolas estaduais da cidade de Erechim-RS: uma investigação | |
Sindia Liliane Demartini da Silva
|
A interatividade dos jogos digitais na Aprendizagem Matemática: uma discussão em Neurociência | |
Susiéli Casonatto
|
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Formação Continuada: uma intervenção a partir da percepção docente | |
Tacila Nascimento Vasconcelos
|
A Educação Ambiental (EA) no curso técnico em agricultura na escola estadual localizada no município de Viadutos – RS | |
Tainam Gabriele Pereira Guisso
|
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as suas implicações na prática pedagógica dos professores alfabetizadores | |
Tanara Terezinha Fogaça Zatti
|
O sujeito jovem, adulto e idoso com deficiência intelectual: desafios do fazer pedagógico no CAESP Padre Adriano Temmink-APAE de Ponte Serrada-SC | |
Tatiane Fernanda Gomes
|
Pré-Universitário Popular Alternativa: formação inicial para a docência entre a educação formal e não formal | |
Viviane Marmentini
|