Notícias PPGADR - 2019


Agricultores participam de oficina sobre produção de picolés de frutas nativas

Publicado em: 11 de dezembro de 2019

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu, nesta quarta-feira (11), oficina de produção de picolés de frutas nativas. A atividade foi direcionada aos agricultores da região que trabalham com frutas nativas e crioulas e ocorreu no Laboratório de Operações Unitárias do Campus.

A oficina foi ministrada pelos docentes Leda Battestin Quast e Julian Perez Cassarino, com apoio de estudantes dos mestrados em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A atividade teve por objetivo desenvolver receitas, repassar orientações sobre os cuidados na produção e discutir formas de produção e comercialização dos produtos.

Acesse a matéria completa aqui.

 


II Encontro Vegetariano da UFFS reúne estudantes, professores e comunidade regional no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 31 de outubro de 2019

Nesta semana, ocorreu na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul o II Encontro Vegetariano da UFFS. A atividade, realizada na terça-feira (29), contou com a presença de, aproximadamente, 60 pessoas, entre elas professores, técnicos, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia de Alimentos e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e pessoas da comunidade regional.

Durante a atividade a nutricionista Marina Schneppendahl palestrou sobre nutrição vegetariana, e o presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino, abordou a temática “Crise de Percepção e Veganismo”. Em seguida, foram feitos questionamentos pela debatedora, professora Rozane Triches (da UFFS – Campus Realeza e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável), e perguntas do público presente.

Acesse a matéria completa aqui.

 


PPGADR promove palestra sobre “Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: desafios e perspectivas”

Publicado em: 30 de outubro de 2019 

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promove, na segunda-feira (4), a palestra “Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: desafios e perspectivas”. A atividade acontece a partir das 10h no Auditório do Bloco A.

A palestra será conduzida pelo professor Márcio Gazolla, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco. 

Acesse a matéria completa aqui.

 


Projeto em parceria entre UFFS, Unioeste e instituições da Alemanha desenvolverá pesquisa sobre cultivo da soja orgânica

Publicado em: 25 de outubro de 2019

No mês de setembro os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Henrique Bittencourt e Rubens Fey, viajaram para a Alemanha com objetivo de estabelecer parceria com instituições alemãs para o desenvolvimento de pesquisas. O relato da viagem foi apresentado nessa sexta-feira (25), durante o IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisa comprova a eficácia dos preparados vegetais no controle de doenças fúngicas no tomateiro

Publicado em: 21 de outubro de 2019

O tomateiro é uma das principais culturas agrícolas no mundo, em termos sociais e econômicos, no Brasil é uma importante fonte de emprego e renda. É altamente industrializado, nas formas de suco, molho, pasta e desidratada, além de ser um alimento funcional devido aos altos teores de vitaminas. Porém, várias doenças acometem a cultura, causando grande redução na produtividade e na qualidade dos frutos. Atualmente os produtos químicos sintéticos são os mais utilizados no controle destas doenças, mas estes podem causar danos ao meio ambiente, à saúde do agricultor e do consumidor.

Buscando uma alternativa a estes produtos químicos sintéticos, Silmara Rodrigues Pietrobelli, sob orientação do professor Gilmar Franzener e coorientação da pesquisadora Gabriela Silva Moura, desenvolveu sua pesquisa, intitulada “Eficiência de preparados vegetais no controle de doenças fúngicas e na indução de mecanismos de defesa em tomateiro”, no programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. O objetivo principal de seu estudo foi avaliar a eficiência de preparados vegetais de plantas bioativas na indução de resistência, na incidência de doenças, no desenvolvimento e na produção de plantas de tomateiro.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove aula inaugural

Publicado em: 15 de agosto de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove, na segunda-feira (19), a aula inaugural do curso. A atividade está agendada para ocorrer no Auditório do Bloco A, a partir das 9h.

A aula inaugural terá como palestrantes Paulo Petersen, coordenador executivo da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia ABA, que abordará o “Panorama da Agroecologia no Brasil: desafios para a academia”, e Hieda Maria P. Corona, professora da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR – Campus Pato Branco, com a palestra “Desenvolvimento Regional: desafios para a academia”.

Acesse a matéria completa aqui.


Pesquisa identifica 7 espécies de frutas nativas prioritárias para domesticação no Território da Cantuquiriguaçu e Paraná Centro

Publicado em: 17 de junho de 2019

A biodiversidade do Brasil é considerada a maior do mundo e é resultado de um processo milenar que envolve fatores ambientais e sociais. Porém, esse processo de evolução vem sendo comprometido pelo avanço de um modelo de globalização hegemônico.

Nesse sentido, buscando analisar os impactos no âmbito das frutas nativas, o aluno Rodrigo Ozelame da Silva, sob orientação do professor Julian Perez Cassarino e do pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) Walter Stenboock, desenvolveu sua pesquisa intitulada “Frutas nativas, domesticação de plantas e agroecologia: por uma outra relação com a sociobiodiversidade” no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Campus Laranjeiras do Sul recebe estudante da Universidade de Münster

Publicado em: 11 de junho de 2019 

A UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul recebeu, entre os meses de março e junho, o estudante Alexander Bartosch, da Universidade de Ciências Aplicadas da cidade de Münster, na Alemanha. Alexander, que é formado em Educação Física e cursa uma segunda graduação em Nutrição, veio ao Brasil em busca de novas experiências e para a realização de estágio na UFFS.

O estudante cursou duas disciplinas do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado pela UFFS – Campus de Laranjeira do Sul: Tópicos Especiais (Agricultura Orgânica – Experiências Europeias), ministrada pelo professor Rubens Fey e pela pesquisadora Miriam Athmann, do Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia (AOL), que pertence à Universidade de Bonn, na Alemanha; e, a disciplina de Soberania, Segurança Alimentar e Políticas Públicas, ministrada pelos docentes Rozane Triches (UFFS – Campus Realeza) e Julian Cassarino (UFFS – Campus Laranjeiras do Sul).

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisadora alemã visita Campus Laranjeiras do Sul e participa de atividades

Publicado em: 17 de maio de 2019

Entre os meses de março e abril de 2019, a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu a pesquisadora alemã Miriam Athmann, do Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia (AOL), que pertence à Universidade de Bonn, na Alemanha.

A pesquisadora explica que esta vinda é resultado das visitas realizadas pelos professores da UFFS à instituição alemã em 2017, em que ficaram claras as semelhanças entre o Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia e o curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS. Assim, como primeiro passo para um intercâmbio entre as instituições, a pesquisadora passou cerca de 30 dias na UFFS, participando de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas em Laranjeiras do Sul e região.

Acesse a matéria completa aqui.


Campus Laranjeiras do Sul participará da Vitrine Tecnológica de Agroecologia no Show Rural Coopavel

Publicado em: 16 de maio de 2019

Na sexta-feira (10), o professor Rubens Fey, Coordenador Adjunto das Áreas Experimentais da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, representou a Universidade em reunião realizada em Cascavel (PR) com a participação do coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, além de representantes de outras instituições.

Durante a reunião foi discutido, entre outros assuntos, a inclusão da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, espaço de aproximadamente 1.700m², em meio a outros diversos stands que integram o Show Rural Coopavel.

Conforme explica o docente Rubens Fey, “a participação na Vitrine é também uma forma de integração com a Comunidade Regional, especialmente com os agricultores, tendo em vista que os cursos de Agronomia e o Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável devem interagir com os agricultores, e esse é um espaço muito frequentado pelos agricultores da região e do Estado do Paraná”.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove seminário de avaliação no dia 21

Publicado em: 10 de maio de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove seminário de avaliação na terça-feira, dia 21 de maio. O evento é aberto para toda comunidade acadêmica e regional.

A atividade, que tem a temática “Desafios da consolidação do mestrado frente às necessidades regionais”, será realizada a partir das 8h30, no Auditório Bloco Docente/Administrativo UFFS, Campus Laranjeiras do Sul, com previsão de encerramento às 20h30.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Projetos promovem oficinas de formação para a introdução de frutas nativas no PNAE

Publicado em: 26 de fevereiro de 2019

Os Projetos “Implantação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e produção Orgânica na Região da Cantuquiriguaçu (PR)” e “Mapeamento de Canais de Comercialização para Frutas Nativas no Território Cantuquiriguaçu (PR)”, desenvolvidos pelo Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais e pelo Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (NEA-SSAN Karu Porã) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, promoveram oficinas de formação para a introdução de frutas nativas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As oficinas foram realizadas nos dias 7 e 20 de fevereiro. As oficinas foram ministradas pelas bolsistas do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Lilian da Silvia e Ana Beatriz Maia e pelo bolsista de Iniciação Científica Jailson Nunes, com a coordenação do docente Julian Perez Cassarino.

Acesse a matéria completa aqui.