Notícias PPGADR - 2020

Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove IV Seminário de Autoavaliação 

Publicado em: 23 de setembro de 2020

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove o IV Seminário de Autoavaliação do PPGADR.

O seminário de autoavaliação tem como tema "Desafios para a Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural em tempos de retrocessos ambientais e democráticos".

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisa apresenta diagnóstico sobre a aquicultura na região de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 26 de agosto de 2020

A aquicultura vem se apresentado cada vez mais como uma forma interessante de diversificação para as propriedades. No Paraná já atinge a marca de 146.212 toneladas, possuindo a maior produção do Brasil. No entanto, a viabilidade da atividade está relacionada à existência de condições que propiciem seu desenvolvimento na região em que está implantada.

Assim, a pesquisa desenvolvida por André de Moura Victorio, sob orientação da professora Betina Muelbert e coorientação do professor Emmanue Arnhold, no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, teve como objetivo realizar um diagnóstico da situação atual da aquicultura na região geopolítica de Laranjeiras do Sul. Região que compreende os municípios de Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Campesinato e agroecologia: pesquisa participativa identifica os potenciais do uso da adubação verde no manejo de plantas espontâneas

Publicado em: 18 de agosto de 2020

A construção da agroecologia depende tanto dos avanços técnico-produtivos quanto do estabelecimento de bases epistemológicas e metodológicas que propiciem a construção coletiva do conhecimento, unindo o saber científico dos pesquisadores e o saber popular dos camponeses através de uma relação sujeito-sujeito.

O manejo de plantas espontâneas através de tecnologias de base agroecológica é um dos principais pontos de discussão entre grupos agroecológicos, e o uso de adubos verdes em sistema de plantio direto oferece uma potencial contribuição.

Assim, a pesquisa desenvolvida por Leonardo Pereira Xavier, sob orientação dos professores Paulo Henrique Mayer e Antônio Inácio Andrioli, no programada de pós-gradação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, buscou avaliar, de maneira participativa, a eficiência do uso de diferentes espécies de adubação verde no manejo de plantas espontâneas e também discutir o uso da pesquisa-ação na construção do conhecimento agroecológico.

Acesse a matéria completa aqui.


Estudante do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Campus Laranjeiras do Sul é destaque em site internacional

Publicado em: 10 de agosto de 2020

A estudante Cassiê Kaczuk Refosco Menegas, do curso de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, é um dos destaques do site da Agrar Koordination (Coordenação Agrária) de Hamburgo, na Alemanha.

Em entrevista à pesquisadora alemã Mireille Remesch, que esteve na UFFS em outubro de 2019, a estudante fala sobre sua pesquisa e sobre o papel da mulher na agroecologia, temáticas relevantes para os dias atuais.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisa avalia o potencial da adubação verde sobre a cultura de milho e plantas espontâneas

Publicado em: 04 de março de 2020

O Brasil, segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Enquanto o comércio mundial de agrotóxicos cresceu 93% nos últimos dez anos, no mercado brasileiro esse acréscimo foi de 190%. Assim, o uso de plantas de adubação verde tem sido uma estratégia adotada pelos agricultores para reduzir a utilização de insumos químicos sintéticos.

Objetivando avaliar o potencial alelopático de plantas de adubação verde sobre a cultura do milho e das plantas espontâneas, Maicon Reginatto, orientado pelos professores Lisandro Tomas da Silva Bonome e Henrique von Hertwig Bittencourt, desenvolveu sua pesquisa no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Acesse a matéria completa aqui.


UFFS é uma das entidades responsáveis pela Vitrine Tecnológica de Agroecologia no Show Rural Coopavel de 2020

Publicado em: 28 de janeiro de 2020

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul está realizando os últimos preparativos para a participação no Show Rural Coopavel, que acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro em Cascavel (PR).

A UFFS participa do evento expondo trabalhos, pesquisas e experimentos na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, espaço de aproximadamente 5000m² em meio a outros diversos stands que integram o Show Rural Coopavel. A Vitrine é uma espécie de minipropriedade rural que utiliza tecnologias sustentáveis e ecológicas para a agricultura familiar e que há 16 anos integra o Show Rural Coopavel. O espaço é fruto do trabalho realizado em parceria por instituições de extensão, ensino e pesquisa.

Acesse a matéria completa aqui.