Campus Laranjeiras do Sul participa da realização de seminário sobre erva-mate

Publicado em: 13 de novembro de 2013 08h11min / Atualizado em: 13 de janeiro de 2017 08h01min

No dia 29/11 será realizado o 1º Seminário Territorial Erva-Mate no centro social do Assentamento 8 de Junho, das 9h às 15h. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participa na realização do seminário, que tem por objetivo discutir sobre a situação atual e o futuro da erva-mate. “A ideia é criar políticas públicas para o setor através da articulação de todos os atores que participam na cadeia da erva-mate”, afirma Paulo Henrique Mayer, diretor do Campus Laranjeiras do Sul.

Além da UFFS, participam da realização do seminário a prefeitura municipal, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Conselho de Desenvolvimento do Território da Cantuquiriguaçu (Condetec) e indústrias privadas. Segundo os organizadores, há falta de matéria-prima e o preço da erva-mate subiu 350% em 15 meses. Entre as causas estão a substituição dos ervais por outras culturas que possuem preço mais competitivo.

Direcionado a produtores, técnicos e demais interessados no assunto, o seminário trará palestras de Klaus Nietsche, da Emater; Ivair Wendling, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - unidade Florestas; Rodrigo Cordeiro dos Santos, da Indústria Mate Leão, além de outros especialistas no tema.

O seminário pretende orientar os produtores para ter mais rentabilidade, preservar os ervais através de cortes corretos e programados, e incentivar o aumento da área de plantio. Objetiva também discutir com órgãos públicos a disponibilidade de mudas, viveiros, linhas de crédito, levantamento de áreas plantadas, estudos e acompanhamento para preservar a cultura da erva-mate.