Campus Laranjeiras do Sul participa de Reunião da Articulação Paranaense de Educação do Campo

Publicado em: 08 de novembro de 2013 08h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), organizações e movimentos sociais do campo e outras Instituições de Ensino Superior (IES) que trabalham com a Educação do Campo participaram no dia 1º de novembro da Reunião de Articulação Paranaense de Educação do Campo, em Laranjeiras do Sul.

A reunião contou com a presença do Coordenador de Políticas de Educação do Campo do Ministério da Educação (MEC) Edson Marcos Anhaia, que contextualizou as ações do MEC para a Educação do Campo. Anhaia destacou a importância dos centros de pedagogia de alternância, que dão aos alunos do curso a estrutura necessária para estudar durante o tempo de universidade, como alojamento, refeitório e espaço para estudo, para que depois o aluno possa retornar à sua localidade e fazer os estudos do tempo comunidade, voltando posteriormente para a universidade e iniciando um novo ciclo. “Esses centros de alternância são fundamentais para que os cursos de licenciatura possam ter êxito e atingir o objetivo que é a formação inicial para professores na educação do campo”, afirma Anhaia.

Uma pauta de reivindicação foi entregue para o representante do MEC. “Ele se comprometeu em levar adiante os nossos anseios por entender que o acúmulo de discussão que temos no Estado do Paraná servirá de subsídio para a implementação de políticas públicas em âmbito nacional”, aponta Joaquim Gonçalves da Costa, coordenador do curso de Educação do Campo da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Foi apresentado ainda o Programa Integrado de Educação do Campo das Instituições de Ensino Superior do Paraná. Na sequência, foram discutidos os encaminhamentos para implementação da Rede de Pesquisadores, através de ações de formação continuada, encontros, site, revista e publicações.

Durante a reunião foi feito um balanço das atividades da articulação paranaense de educação do campo em 2013, e também apontamentos do que pode ser feito no próximo período. “A reunião foi um momento importante para o debate da Educação do Campo no Paraná tendo em vista que foi possível elencar os grandes pilares que darão sustentação às pautas de políticas públicas com que a Articulação Paranaense Por Uma Educação do Campo vai se dedicar”, afirma Costa.