Curso de Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul participa de workshop em SC

Publicado em: 27 de agosto de 2013 09h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

Os docentes Marcos Weingartner, Betina Muelbert, Maude Regina de Borba e um grupo de 15 alunos do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participaram do VI Workshop sobre Jundiá, de 21 a 23 de agosto. O evento aconteceu em Florianópolis e foi promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Segundo a coordenação do workshop, o evento foi uma oportunidade para transferência das tecnologias geradas pelas universidades e instituições de pesquisa aos envolvidos na extensão da piscicultura, bem como a divulgação e troca de experiências entre produtores, extensionistas e pesquisadores, já que o jundiá foi eleito pelo Ministério da Pesca e Aquicultura como uma das espécies nativas de peixes prioritárias para a pesquisa e a produção na região Sul do Brasil.

Conforme Betina Muelbert, a participação dos discentes no evento foi importante, porque o jundiá é uma das espécies cultivadas na região de abrangência do Campus Laranjeiras do Sul, além da UFFS fazer parte de uma rede de universidades e instituições que estudam o peixe. “Os estudantes conheceram as últimas pesquisas realizadas sobre o jundiá e tiveram a oportunidade de interagir com outros profissionais e pesquisadores da área”, destaca. “Os acadêmicos começaram a perceber que a área da Aquicultura tem muita produção científica e puderam acompanhar apresentações e entender o vocabulário técnico dessas apresentações. Tudo isso é extremamente produtivo”, completa a professora.

Durante o evento, os participantes acompanharam palestras e apresentações de trabalhos e painéis. Ao final das atividades, aconteceram visitas técnicas guiadas ao Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD), ao Laboratório de Nutrição de Espécies Aquícolas (LABNUTRI) e ao Núcleo de Estudos em Patologia Aquicola (NEPAQ). Nos três locais são realizadas pesquisas com o jundiá pelo Departamento de Aquicultura da UFSC.

A aluna da UFFS, Suelen Cristina Pinto, destaca a importância do contato com autores renomados, realizado durante o workshop. “É diferente quando se vê o autor explicando e fundamentando uma teoria que já lemos. Isso colabora com o entendimento e, de certa forma, nos incentiva ainda mais. A participação foi importante, também, pelo contato com estudos que estão sendo desenvolvidos em outras instituições e pela interação com outros profissionais dessa e de outras áreas”.

Painel

A docente Maude Regina de Borba apresentou, na ocasião, o trabalho em forma de painel intitulado “O cultivo do jundiá em propriedades familiares rurais na região Centro-Sul do Paraná”. O trabalho enfocou os dados de crescimento do peixe, durante a realização do programa de extensão “Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas”, que ainda está em execução. Além dos três professores que participaram do evento, são autores do trabalho os docentes Alexandre Monkolski, Jorge Erick Garcia Parra e Silvia Romão e o técnico-administrativo Frank Belettini.