Encontro nacional sobre economia solidária tem a participação da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 19 de junho de 2013 11h06min / Atualizado em: 16 de janeiro de 2017 10h01min

A Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou o Encontro Nacional de Incubadoras e Programas/Projetos Universitários de Apoio à Economia Solidária, em Luziânia (GO), de 11 a 13 de junho. O docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Tiago da Costa, participou do evento representando a equipe do Programa de Extensão “Apoio ao desenvolvimento da economia solidária para a agricultura camponesa e reforma agrária da região Cantuquiriguaçu” e o Núcleo de Estudos em Cooperação da UFFS (NECOOP).

Debater e elaborar proposições sobre as políticas de economia solidária e de desenvolvimento científico e tecnológico e o papel das instituições de ensino superior para a promoção de um processo de desenvolvimento nacional sustentável e solidário foi o principal objetivo do encontro. “A participação possibilitou a criação de uma rede de contatos e o conhecimento de iniciativas de outras instituições que fazem trabalhos semelhantes ao nosso, mas em locais diferentes”, afirma o professor.

A palestra que abriu os trabalhos foi proferida pelo secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer. “A fala do professor Singer foi muito importante porque, além de ser o secretário, ele é a referência máxima sobre economia solidária no Brasil. Nos debates que aconteceram no decorrer do encontro, conhecemos melhor as duas redes que se estruturam em praticamente todo o território nacional e que têm a participação de universidades e incubadoras. Dessa forma, possivelmente, iremos nos integrar a uma delas”, ressalta Costa. Ainda, segundo o docente, a partir das experiências adquiridas no encontro, a ideia é propor um evento regional sobre economia solidária na UFFS.

O evento nacional contou com a presença de cerca de 80 instituições de ensino superior, além de membros do Ministério da Educação (MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e de incubadoras públicas.

Para mais informações sobre economia solidária, acesse o site do MTE.