Estudantes do ensino médio participam de aula em laboratório do Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 01 de outubro de 2013 09h10min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

Alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves tiveram uma aula diferente na última sexta-feira (27). Os estudantes participaram de uma atividade no laboratório de química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, com o professor Luciano Tormen.

Durante a aula, os alunos conheceram a rotina em um laboratório de química e realizaram diversos experimentos. Eles acompanharam, na prática, alguns conteúdos que só conheciam na teoria. “No primeiro momento, apresentei o laboratório a eles, falei sobre o cuidado que se deve ter no local, mostrei algumas substâncias químicas e como identificá-las. Posteriormente, fizemos experimentos sobre como podemos identificar ácidos e bases nos métodos químico e instrumental, estendendo isso a algumas sustâncias do nosso cotidiano, como, por exemplo, vinagre, suco de limão e produtos de limpeza. Realizamos, ainda, experimentos de correção da acidez do solo através da utilização de calcário, entre outras atividades”, pontua o docente.

Tormen destaca a importância do contato dos alunos do ensino médio com o espaço acadêmico. “A atividade foi muito interessante para os estudantes. Aulas experimentais atraem mais a atenção e são mais motivadoras. Além disso, foi uma forma de divulgar a UFFS e motivar a vinda desses alunos para a universidade”, afirma.

Na mesma linha, a pedagoga da escola, Simone Badotti, aprova a atividade diferenciada. “A aula prática teve uma importância muito grande, pois reforçou o que foi aprendido em sala. Na escola, não contamos com laboratório montado e esta atividade é de extrema necessidade”, ressalta.

Para o estudante André Lichinoski, a iniciativa trouxe novos conhecimentos. “Vimos um pouco da prática da química e tivemos a oportunidade de estar com um professor da universidade, que nos apresentou coisas novas. Ações como esta nos dão um incentivo a mais”, completa.