MEC avalia de forma positiva curso de Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 21 de junho de 2013 11h06min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul recebeu nota 4 (escala de 1 a 5) em avaliação realizada pelo INEP/MEC, nos dias 10 e 11 de junho. O conceito está em fase de homologação para finalização dos processos de reconhecimento do curso.

A avaliação foi realizada pelas professoras e membros do Banco Nacional de Avaliadores do INEP/MEC, Marta Gomes (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) e Andrea Azevedo (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE). Foram analisados mais de sessenta itens agrupados em três dimensões: instalações físicas, corpo docente e organização didático-pedagógica. “São avaliados aspectos como diretrizes curriculares do curso, experiência do corpo docente, PPC do curso, de acordo com a grade curricular e Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade, laboratórios, salas de aula, biblioteca, entre outros. Para cada item é dada uma nota. No final, é feita uma média, que varia de 1 a 5, e nosso curso conseguiu 4”, destaca o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Luis Cláudio Krajevski.

Para Krajevski, a avaliação positiva do curso foi uma vitória de toda a Universidade. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Cursos dos outros campi da UFFS que já foram avaliados e também receberam ótimas notas, demonstrando que a instituição está cumprindo com o que se propôs, que é fazer uma Universidade com ensino público, popular, democrático e de qualidade”, finaliza.

Saiba mais sobre o curso

O curso de Ciências Econômicas da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul tem o objetivo de formar profissionais com base nos conceitos de desenvolvimento e cooperativismo, os quais estarão capacitados a compreender o ambiente regional em suas dimensões econômica, social, política e ambiental. O bacharel em ciências econômicas deverá reunir competências e habilidades para analisar problemas socioeconômicos e propor ações integralizadoras de desenvolvimento sustentável, gestão agroindustrial e cooperativismo, sempre atentos ao contexto regional.

Este profissional estará apto a atuar em empresas privadas, instituições públicas, organizações não governamentais, entre outras. As competências e habilidades do cientista político vão do planejamento à implantação de ações na esfera pública, visando a maximização dos lucros nas empresas de iniciativa privada. Dessa forma, o profissional poderá atuar com destaque nas áreas de desenvolvimento regional, produção agropecuária, finanças, cooperativas, planejamento no setor público, dentre outras opções.

A duração do curso é de 9 semestres (4 anos e meio), com carga horária total de 3.420 horas. São abertas 50 vagas a cada ano, tendo a forma de ingresso baseada no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) através do processo seletivo da UFFS.