PIBID ministra oficina de matemática em colégio indígena

Publicado em: 01 de novembro de 2013 08h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

No dia 28 de outubro os bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar em Educação do Campo com ênfase no ensino da matemática, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, ministraram uma oficina aos alunos do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras situado no município de Nova Laranjeiras.

O tema escolhido para ser trabalhado na oficina foi a “Geometria plana presente na arte indígena”. A atividade teve como principal objetivo, fazer um resgate conceitual dos conhecimentos trabalhados até então na teoria, utilizando atividades do cotidiano dos alunos e suas famílias que é o artesanato, além de analisar por meio de um questionário a importância do artesanato para a vida do aluno e da sua família. Com este propósito, os materiais utilizados foram: peneiras, cestas de diversos tamanhos e cores e planificações.

A oficina contemplou 19 estudantes do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Regular Médio, e foi ministrada pelos acadêmicos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, Alessandra Domareska, Denize da Silva, Fernanda Müller, João Idenio Teixeira, Volnei Polidoro e Tiago Prestes, sob a orientação da professora da Escola Suelen Tessaro e da professora da UFFS Cladir Teresinha Zanotelli.