Últimos dias de inscrições para graduação em Educação do Campo de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 12 de novembro de 2013 09h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

Está aberto até a quinta-feira (14) o período de inscrições do processo seletivo especial da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul para provimento de vagas no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais – Licenciatura.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, na modalidade presencial, em turno integral e em regime de alternância (aulas concentradas com duração aproximada de 22 dias, alternadas com períodos em que os estudantes retornam às suas comunidades). As inscrições devem ser realizadas na sede da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Os alunos selecionados deverão fazer a matrícula no período entre os dias 06 e 07 de janeiro de 2014. As aulas começarão dia 08 de janeiro de 2014.

Após formado, o profissional poderá atuar na docência nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, ministrando conteúdo das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, atuando prioritariamente nas Escolas do Campo.

O processo de seleção ocorre em duas etapas: a) uma prova discursiva de caráter eliminatório que visa avaliar a capacidade de sistematização, de síntese, de argumentação e de domínio dos seguintes temas: Educação, Escola e Educação do Campo; b) Elaboração de memorial descritivo que deve conter os seguintes itens: 1) trajetória educacional; 2) experiências profissionais relacionadas à educação do campo; 3) trajetória nos movimentos sociais, indígenas e sindicais; 4) motivação e expectativa para a realização do curso. A prova e a elaboração do memorial ocorrem no dia 24 de novembro, no Campus Laranjeiras do Sul.

Além disso, haverá a reserva de vagas para candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública, oriundos de famílias com renda per capita inferior a um salário mínimo e meio e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com a política adotada para ingresso nos cursos de graduação da UFFS.

Mais informações podem ser obtidas no Edital nº 502/UFFS/2013.