Projeto do Campus Realeza produz vídeos sobre procedimentos laboratoriais em Patologia Clínica Veterinária
Objetivo é apresentar aspectos práticos, como instrumentos, equipamentos, soluções químicas e técnicas utilizadas na realização de exames laboratoriais veterinários.

Publicado em: 23 de agosto de 2022 13h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2022 15h08min

Entre os diferentes serviços ofertados no Hospital Veterinário Universitário da UFFS, está o processamento das amostras biológicas dos animais atendidos, como exames de sangue e urina, sendo estes os mais comuns. A rotina desses procedimentos laboratoriais está sendo transformada em vídeo para ajudar estudantes de Medicina Veterinária e demais interessados na temática. O objetivo é apresentar aspectos práticos, como instrumentos, equipamentos, soluções químicas e demais técnicas utilizadas na realização de exames laboratoriais veterinários.

O projeto de extensão é desenvolvido no Laboratório de Patologia Clínica Veterinária, do Hospital Veterinário Universitário da UFFS. Nele são processados, mensalmente, cerca de 235 exames. O trabalho é executado por alunos engajados no projeto, com a supervisão de professores e técnicos de laboratório. De janeiro a julho deste ano, foram realizadas 1.644 análises, sendo 268 hemogramas parciais, 1.339 testes bioquímicos, 31 exames de urina, quatro testes de compatibilidade sanguínea e duas análises de líquidos cavitários. Os exames contribuem tanto para o diagnóstico de enfermidades, quanto para a aprovação de procedimentos cirúrgicos.

Exames de sangue e urina são os mais comuns realizados no Hospital Veterinário Universitário da UFFS (Ariel Tavares/UFFS)

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Luciana Pereira Machado, a ideia de produzir os vídeos sobre os procedimentos operacionais padrão utilizados no laboratório surgiu para auxiliar nos estudos dos acadêmicos de Medicina Veterinária. “Para a realização das análises, utilizamos vários instrumentos, além de seguir um rígido protocolo, dessa forma os vídeos são importantes, pois apresentam um passo-a-passo detalhado, já que o mínimo erro pode prejudicar o resultado do exame. Além disso, os estudantes conseguem rever os conteúdos ministrados nas aulas práticas com mais facilidade”, explica.

O projeto conta com a participação de 11 estudantes do curso de Medicina Veterinária, entre eles a acadêmica Thainá Simões Giordani que contribuiu com as gravações e as edições dos vídeos. “Já tinha facilidade de lidar com essa parte audiovisual, então foi interessante fazermos as gravações mostrando a rotina do trabalho que fazemos no laboratório, assim conseguimos ensinar outros estudantes, além de auxiliar os novos integrantes do projeto”, comenta.

Ao todo, foram produzidos sete vídeos que apresentam os procedimentos de análise de leucócitos totais, hematócrito, proteínas plasmáticas, urinálise, confecção de esfregaço sanguíneo, além de técnica para coloração de lâminas e confecção de um modelo didático caseiro para treinamento de coleta de sangue. Os vídeos são curtos e mostram instrumentos e equipamentos utilizados nas análises, dicas de como manuseá-los corretamente, além de como realizar a leitura de resultados. Todo o conteúdo está disponível no Canal Laboratório de Patologia Clínica Veterinária UFFS, no YouTube.