Análise socioeconômica
A análise socioeconômica tem por finalidade analisar a situação socioeconômica dos estudantes, gerando um índice de vulnerabilidade socioeconômica (IVS), assim como manter um banco de dados dos estudantes classificados para serem atendidos em programas, projetos, benefícios e serviços que dependem de análise socioeconômica.
A análise socioeconômica destina-se aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFFS.
O processo de análise socioeconômica é realizado pelo Setor de Assuntos Estudantis (SAE) de cada campus, da seguinte forma:
I - Estudante preenche e envia o cadastro socioeconômico de forma online pelo SAS;
II - Após o preenchimento e envio do cadastro o estudante precisa entregar a documentação descrita na Lista de documentos (nova lista válida a partir de 21/09/2020) no SAE de seu Campus e agendar uma entrevista. Para os casos de renovação a entrevista não é obrigatória;
III - O SAE procede a conferência da documentação e a realização da entrevista com o estudante;
IV - O SAE procede a finalização do cadastro socioeconômico;
V - Estudante recebe um e-mail com o resultado do seu cadastro socioeconômico e pode acompanhar pleo Sistema SAS todas as etapas.
Para atualizar, renovar ou fazer uma nova análise socioeconômica (cadastro socioeconômico) os estudantes devem realizar o preenchimento e o envio do cadastro da forma on-line pelo Sistema de Análise Socioeconômica (SAS).
A divulgação do resultado será feita por e-mail. O acompanhamento da análise e o pedido de revisão serão possíveis somente pelo sistema.
O SAS pode ser acessado pelo Portal do Aluno ou pelo IdUFFS.
Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica (versão PDF).
Para acessar os auxílios socioeconômicos, é necessário que o estudante tenha sua análise socioeconômica finalizada.
As regras para a realização de análise socioeconômica encontram-se disponíveis na Resolução nº 10/2016-CONSUNI/CGAE.
Informações adicionais nos recibos de aluguel e transporte:
Caso necessite apresentar recibo de aluguel ou de transporte, seguem algumas informações que esses recibos precisam conter:
Recibo de aluguel:
a) Nome completo e CPF OU Razão Social e CNPJ do proprietário do imóvel ou do responsável pela locação;
b) Mês a que se refere o pagamento;
c) Data de emissão;
d) Valor pago;
e) Nome da pessoa que realizou o pagamento;
f) Assinatura do proprietário ou responsável pela locação OU autenticação mecânica.
OBS.: O recibo de aluguel pode ser substituído por boleto bancário quitado que contenha as informações constantes nos itens "A-E” acima.
Recibo de transporte:
a) Nome completo e CPF OU Razão Social e CNPJ do responsável pela emissão do recibo;
b) Data de emissão;
c) Valor pago;
d) Nome da pessoa que realizou o pagamento;
e) Assinatura do responsável pelo recebimento ou autenticação mecânica.
OBS.: O recibo de transporte pode ser substituído por boleto quitado ou cupom fiscal, que contenha as informações constantes nos itens “A-D” acima.
Modelos de declarações
Declaração anual de renda de atividades rurais
Declaração de aluguel - direto com proprietário
Declaração de aluguel - contrato em nome de terceiros
Declaração de situação ocupacional
Declaração de que não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Declaração de pensão alimentícia
Declaração de inexistência de transporte da prefeitura
Declaração de transporte próprio ou compartilhado
Atenção diferenciada
Considera-se público da atenção diferenciada os estudantes indígenas, quilombolas, estrangeiros, em situação de acampamento, assentamento ou de rua.
O estudante poderá solicitar o cadastro socioeconômico, mediante atenção diferenciada, em relação à documentação, no SAE do seu campus, apresentando:
I- Formulário socioeconômico preenchido e assinado;
II- Formulário para pedido de atenção diferenciada.
A Instrução Normativa Nº 1/PROAE/UFFS/2017 dispõe sobre os procedimentos normativos para a atenção diferenciada de que trata o § 5º do artigo 6º da Resolução 10/2016 – CONSUNI/CGAE.
Formulário para pedido de atenção diferenciada em relação à documentação