Campus Laranjeiras do Sul promove palestra “Da fronteira ao território” na próxima semana

Publicado em: 10 de abril de 2015 08h04min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 15h01min

Na próxima quinta-feira (16) acontece no Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) a palestra "Da fronteira ao território: da Questão de Palmas/1895 ao Território Federal do Iguaçu/1943". O evento é aberto ao público e acontece a partir das 16h, no auditório do Bloco A.

Conforme o docente Miguel Carvalho, organizador do evento, “a palestra tem objetivo de trazer para o debate discussões acadêmicas atuais sobre importantes eventos não só da história de Laranjeiras do Sul e região, mas também de todo o oeste de Santa Catarina e do Paraná. Trata-se da formação histórica da Fronteira Sul do Brasil, especificamente do território dos Estados do Paraná e Santa Catarina, através de diferentes governos, de modalidades administrativas e de distintos interesses de poder. Especial ênfase será dada ao Território Federal do Iguaçu (1943-1946), época em que Laranjeiras do Sul foi estabelecida como capital do referido Território”. Carvalho comenta, ainda, que “espera-se que a palestra amplie o interesse pela história regional e que os participantes possam compreender criticamente o passado da região e a vinculação deste com os diversos interesses políticos ao longo da história”.

Palestrante

A palestra será proferida por André Souza Martinello, licenciado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre pelo Programa Multidisciplinar em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorando em Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP).

Inscrições e Certificação

As inscrições para o evento poderão ser efetuadas na hora. Para receber a certificação de participação basta que os interessados preencham a lista de presença.