Docentes do Campus Laranjeiras do Sul ministram oficinas para professores da educação básica

Publicado em: 13 de novembro de 2012 10h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min

Nesta segunda-feira (12), dez professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul ministraram oficinas no evento “Formação em Ação”. Coordenada pelo Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul (NRE), a iniciativa reuniu cerca de 1,6 mil participantes, entre professores da rede estadual de ensino e agentes educacionais dos dez municípios da região de abrangência do NRE.

Esta foi a segunda etapa da formação continuada realizada em 2012 pelo Núcleo, e focou o tema “Interdisciplinariedade”. “Este é o momento do professor do ensino fundamental e médio ter contato e trocar informações com a academia, pois lá estão sendo feitos estudos e pesquisas que podem contribuir em sala de aula e, ao mesmo tempo, eles podem fornecer para a universidade um feed back. É de fundamental importância que essa parceria seja concreta e efetiva”, ressalta a técnica disciplinar de ciências do NRE de Laranjeiras do Sul, Sonia Cristina Ferrari.

Conhecer e sugerir alternativas

O professor da UFFS, Ricardo Key Yamazaki, foi um dos ministrantes da oficina “É possível abordar a interdisciplinariedade nas ciências?”. “Com este encontro com os professores da rede básica, nós podemos conhecer melhor os problemas enfrentados por eles no dia a dia e propor alternativas para que a universidade possa contribuir com o avanço da educação básica”, destaca Yamazaki.

A professora da rede estadual de ensino, Cleuni Fretta Wiggers, também destaca a importância do contato com a universidade. “Escola e universidade estavam sentindo a necessidade dessa troca de experiências. Desta forma, o passo que está sendo dado com este evento agrega muito para o nosso trabalho”.

Além dos docentes da UFFS, também ministraram oficinas professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).