UFFS tem obras contempladas no PAC das Universidades Federais
Anúncio foi feito pelo governo federal

Publicado em: 13 de junho de 2024 17h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2024 11h06min

Na terça-feira, dia 11 de junho, o governo federal atualizou a página do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) com as obras do PAC das Universidades Federais. Nessa atualização, foram incluídas as obras solicitadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com valor estimado de R$38,8 milhões de reais, conforme descrito a seguir.

1) Centro de Pedagogia da Alternância – UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

No valor de R$ 5 milhões, obra que visa atender estudantes de cursos em regime de alternância. Contará com quartos coletivos com banheiros/chuveiros; cozinha equipada e refeitório, área social, lavanderia; auditório; Sala para Ciranda, sala de aula e sala de estudos. A edificação terá climatização e acesso à rede de internet.

2) Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos da Agricultura Familiar - UFFS – Campus Realeza

No valor de R$10,5 milhões, a obra atenderá estudantes, docentes e técnico-administrativos. Terá auditório; copas; salas de professores; sala de aula e sala de estudos; salas administrativas; vestiários masculino e feminino; banheiros Masc/Fem e para PCD; salas de recepções e áreas de circulação. Toda edificação será acessível, climatizada e com segurança patrimonial, com acesso à rede de internet. Inclui laboratório de Resíduos e Efluentes, laboratório Físico-Químico, laboratório Central Analítica, laboratório Bioquímica Nutricional, laboratório de Microscopia, laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento e laboratório de Análise Sensorial.

3) Restaurante universitário (2ª etapa) – UFFS – Campus Passo Fundo

No valor de R$4,5 milhões, a obra vai atender os estudantes de graduação, técnico-administrativos, pós-graduandos, residentes médicos e multiprofissionais, docentes e preceptores.

A segunda etapa do Restaurante Universitário contemplará: áreas de estoque, cocção, vestiário e sanitário funcionários, refeitório, lavação e devolução, depósito de material de limpeza, sanitários; Cantina: varanda, estoque, sanitários, vestiários e sanitários funcionários, cozinha, atendimento, refeitório; laje técnica, reservatórios, plataforma elevatória, rampas e circulações externas. Serão contempladas também a urbanização do entorno da edificação, com prolongamento da rede de lógica, elétrica, água potável, pavimentação e ajardinamento do entorno.

4) Bloco modular de salas de aulas – UFFS – Campus Cerro Largo

No valor de R$3,8 milhões, a obra vai atender estudantes do Campus. Contará com salas de aula acessíveis, climatizadas, com acesso à rede de internet; com banheiros masculino, feminino e PCD situados no centro do prédio, com área de circulação central.

5) Centro de formação em alternância - UFFS – Erechim

No valor de R$5 milhões, a obra atenderá estudantes dos cursos em regime de alternância. Terá quartos coletivos com banheiros/chuveiros; cozinha equipada e refeitório, área social, lavanderia; sala para Ciranda e salas de aula e sala de estudos. A edificação terá climatização, com acesso à rede de internet.

6) Casa de apoio a estudantes indígenas - Campus Chapecó

No valor de R$10 milhões, a obra atenderá estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, principalmente de etnia indígena. Contará com dormitórios; cozinha e refeitório coletivo; sanitários; espaço de convivência; área de serviço; sala de aulas e estudos.

Para o reitor, João Alfredo Braida, essa notícia da inclusão das obras da UFFS no PAC da Educação Superior “É Excelente!! Significa a retomada dos investimentos de implantação da estrutura da Universidade que, infelizmente, tinham sido reduzidos drasticamente desde 2017. Com esses novos investimentos avançamos na consolidação da nossa Universidade, na qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão e preparamos sua expansão futura”.

CONFIRMAÇÃO

O valor contemplado para cada obra e o cronograma de execução ainda precisam de confirmação do governo federal. Assim que a Universidade receber essas informações, atualizaremos esta matéria e divulgaremos mais detalhes sobre as mesmas.