Engenharia de Aquicultura de Laranjeiras do Sul inicia Semana Acadêmica com mesa-redonda

Publicado em: 22 de novembro de 2013 09h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

Nesta sexta-feira (22), foi realizada a abertura da primeira Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O evento contou com a participação de alunos, professores e membros da comunidade.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor do Campus Laranjeiras do Sul Paulo Henrique Mayer, pelo coordenador do curso de Engenharia de Aquicultura Jorge Erick Garcia Parra, pelos professores Elemar do Nascimento Cezimbra, Betina Muelbert e Maude Regina de Borba, e pela discente Ana Caroline de Araújo Silva.

Após as apresentações iniciais, em que os professores da mesa relataram o histórico da implantação do curso na universidade, perspectivas futuras, o campo de atuação do profissional da aquicultura, e desafios a serem enfrentados para expandir a aquicultura na região, foi aberta a palavra para o debate, com o tema "O curso de Engenharia de Aquicultura na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS"

De acordo com o professor Parra, discutir o curso com a comunidade acadêmica e externa à universidade é uma oportunidade porque a aquicultura é uma atividade que nos últimos anos tem se desenvolvido muito na região. "A nossa região do Cantuquiriguaçu tem um potencial imenso para o desenvolvimento da aquicultura, por isso o curso está inserido aqui, foi uma demanda da população, e a semana acadêmica é uma oportunidade para discutir e fazer o planejamento dessa atividade", aponta o professor.

Para Ana Caroline, aluna da 2ª fase do curso e uma das organizadoras do evento, esse tipo de atividade é importante na formação acadêmica, especialmente para os estudantes das primeiras fases. "A semana acadêmica vem apresentar o que a gente vai ter mais para frente, com o andamento do curso", aponta a acadêmica. De acordo com Ana Caroline, isso contribui para aumentar o interesse do aluno pelo curso. "A semana acadêmica coopera para a galera se interessar cada vez mais, conhecer e buscar informações. E quem tá vindo de fora também pode conhecer o curso, se interessar e no próximo Enem já se inscrever", afirma a estudante.

Durante a mesa-redonda, o público levantou diversas questões, como segurança alimentar, sustentabilidade, desenvolvimento regional e distribuição de renda, necessidade de pesquisas, questões culturais que impactam na expansão da atividade da aquicultura, implantação de cooperativas e associações, entre outras dúvidas e inquietações.

Na tarde desta sexta-feira estão previstas palestras que terão como temas: "Aditivos alimentares como ferramenta para manutenção da saúde em peixes" e "Tecnologia de cultivo em bioflocos - Biofloc Technology". Os estudantes promovem também uma exposição de equipamentos e outros produtos da área da aquicultura no saguão do Bloco A. No encerramento, que acontece neste sábado (23), haverá a realização de um dia de campo.