Evento debate Educação do Campo na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 22 de novembro de 2012 10h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

Com o objetivo de aprofundar reflexões e produzir conhecimento acerca dos cursos de Licenciatura em Educação no Campo, iniciou, na manhã desta quinta-feira (22), o II Seminário Estadual das Licenciaturas em Educação do Campo do Paraná, I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo da Região Sul e I Encontro do PIBID/Diversidade. O evento, organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, acontece no Iguaçu Tênis Clube até o sábado (24).

Para a realização do encontro, a UFFS conta com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O seminário é destinado a estudantes e professores dos cursos de Educação no Campo das quatro instituições. Participam, ainda, representantes dos movimentos sociais e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com a professora da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e integrante da comissão organizadora do encontro, Solange Von Onçay, os cursos de Licenciatura em Educação no Campo são uma inovação e necessitam de espaços para serem debatidos. “É preciso construir um vínculo entre ciência e realidade, entre sujeitos do campo e suas demandas. Temos uma grande expectativa de que este evento possa contribuir para o debate sobre a Educação do Campo”, afirma.

Início das atividades

Participaram do cerimonial de abertura do evento a coordenadora acadêmica da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Betina Muelbert, o reitor da Unicentro, Aldo Bona, o professor da UTFPR, Celso Ramos, o professor da UFSC, Antonio Munarim, e o acadêmico da Unioeste, Cassiano Fávero, representando os educandos. Os participantes acompanharam também uma mística apresentada pelos alunos da Unioeste.

Para fechar as atividades da manhã, acadêmicos de Educação no Campo das instituições de ensino participantes apresentaram relatos de experiência sobre os cursos. “Este encontro tem uma importância muito grande devido à troca de experiências, já que temos a presença de professores e estudantes de várias universidades”, ressalta o aluno da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Cerilio Barbosa de Lima.

Ainda nesta quinta-feira (22), estão programados trabalhos em grupo, uma reunião de trabalho entre as coordenações dos cursos e representantes dos movimentos sociais e a Noite Cultural.